Autor: Josi (josi@capina.org.br)

A primeira vitória do movimento ambientalista na Convenção de Curitiba! No dia 13 de março, no programa Roda Viva da TVE, a ministra do meio ambiente, Marina Silva trouxe a boa notícia de que o governo brasileiro posicionou-se a favor da clara rotulagem de transgênicos (“contém”) para os países para os quais exporta, de modo que ficou definido favoravelmente o principal ponto da carta abaixo-assinado do Greenpeace, que a Rede Ecológica apoiou. Vamos agora continuar a luta, juntamente com a Capina, uma das principais ongs, que tem trabalhado exemplarmente a comercialização solidária, atualmente secretariando o prinicipal espaço politico da economia solidária – o Forum de Cooperativismo Popular.

Juntos, Capina e Rede Ecológica estão lançando novo abaixo-assinado, abordando 2 outros pontos importantissimos: as sementes estéreis (gen terminator) e a o tratamento dado aos povos tradicionais relativamente a seus conhecimentos. Este abaixo-assinado, além de poder ser eletrônico, poderá ser assinado em papel. Isto possibilita que produtores, distantes no campo, participem quando vierem a reuniões, assembléias,etc. A Capina e a Rede Ecológica estão focalizando especialmente os produtores e consumidores do Estado do Rio de Janeiro. Este processo é mais lento, mas é fundamental que aconteça, para que as pessoas saibam do que está acontecendo, e participem do processo.

Pedimos que eletronicamente as pessoas encaminhem para josi@capina.org.br ou mandem a lista com as assinaturas para CAPINA – Cooperação e apoio a projetos de inspiração alternativa Rua Evaristo da Veiga, 16/1601 – Centro – RJ – CEP 20031-40 até o dia 28 de março.

Estamos propondo 2 vertentes de abaixo assinado: o primeiro é individual, o segundo é por organização, com nome do representante, documento, numero de associados da organização.

Texto do abaixo-assinado

Está acontecendo a Convenção de Diversidade biológica em Curitiba, durante os dias 13 a 31 de março de 2006. Muitos não sabem, mas nesta ocasião, governos do mundo todo participam da 3ª Conferência das Partes do Protocolo de Cartagena e também da 8ª Reunião das Partes da Convenção de Diversidade Biológica,chamadas de Mop3 e cop8. O que significa isso?

O objetivo desta Convenção é proteger a biodiversidade e a saúde dos povos. Os países membros estão decidindo sobre os padrões de IDENTIFICAÇÃO e documentação para o transporte internacional de transgênicos, o que significa determinar as regras para a importação e exportação de organismos vivos modificados. Em outras palavras, está sendo definido o padrão de rotulagem destes produtos.

Além disso, será também discutida a manutenção da proibição da tecnologia Terminator, que permite o uso de biotecnologia para produção de sementes estéreis, impedindo que o agricultor reproduza suas sementes. Esta tecnologia foi universalmente condenada por causa de seus sérios potenciais impactos para agricultores, povos indigenas, segurança alimentar e biodiversidade. Ela ameaça formas de vida de mais de 1,4 bilhões de pessoas que dependem destas sementes colhidas como sua principal fonte de sobrevivência. Deve ser banida, pois ameaça o modo de vida de comunidades tradicionais, agricultores familiares que reproduzem e trocam livremente sementes entre si.

Dentro da guerra de patentes que a biotecnologia coloca, está ainda em jogo a repartição dos beneficios relativos aos conhecimentos dos povos tradicionais.

Como a posição do governo brasileiro ainda não está firme em relação a estes pontos, pois há divergências entre ministérios, é muito importante que as pessoas tomem conhecimento e se manifestem, e caso concordem, assinem o documento!

Vá para o seguinte sítio para enviar a carta: www.greenpeace.org.br/biosseguranca