Fonte: carlos Henrique (clubedetrocas@ig.com.br)

Do espaço onde vai funcionar a feira de trocas na Primeira Feira Nacional de Economia Solidária, começamos a receber o apoio e o comprometimento das pessoas em participar da organização. De São Paulo, sócios de clubes de trocas e empreendedores que estão nos Fóruns Municipal e Estadual de São Paulo. Do Rio Grande do Sul, a equipe da moeda social no FSM 2005, esta motivada em participar, inclusive esta entrando em contato com Haroldo da SENAES, para viabilizar alguns recursos.

A participação na organização da feira de trocas na Primeira Feira Nacional de Economia Solidária, está aberta para todos que assim desejarem, mesmo porque desejamos que um maior número de pessoas ligadas a clubes de trocas e também aos empreendimentos solidários, tenham acesso as informações de como funciona o EcoBanco e o espaço de feira de trocas.

Hoje já é possível ver os resultados deste trabalho de envolver os empreendimentos solidários nos sistemas de trocas, depois de 4 Feiras de Economia Solidária realizadas em São Paulo de 2002 a 2005 moeda social EcoSampa, FSM 2005 em Porto Alegre moeda social TXAI, Feira de Santa Maria RS moeda social MATE,onde realizamos feiras de trocas.

Voltando a Primeira Feira Nacional de Economia Solidária, estamos iniciando um cadastro para o espaço de feira de trocas, seu objetivo é contruir um classificado de ofertas e necessidades, que será divulgado uma vez por semana, e nos dias de funcionamento do espaço de feira de trocas na Primeira Feira Nacional de Economia Solidária, será afixada em um painel visivel, para provocar trocas entre as pessoas que desejarem participar trocando produtos, serviços e saberes.

Questionário abaixo:

Declaro que eu e meu empreendimento solidário estamos cientes que na Primeira Feira Nacional de Economia Solidária do Brasil, no espaço de feira de trocas, não haverá negociações em Reais, e todos produtos, serviços e saberes oferecidos neste espaço, serão negociados de duas formas: Forma direta – um produto, serviço ou saber que a pessoa esta oferecendo, por outro que encontrar no espaço de feira de trocas, tudo isso, desde que ambas as parte concordem com a troca.

Forma indireta – utilização da moeda social (TXAI), que foi criada por uma equipe da moeda social no FSM 2005 e agora aprovada pela SENAES, para ser usada neste evento. O valor da moeda social é igual aos Reais, porém as moedas sociais não poderão ser trocadas por Reais, somente por produtos, serviços e saberes oferecidos no evento, sua paridade com relação aos reais é de uma moeda social e igual a um Real.

? Nome da pessoa ou empreendimento solidário:

? Endereço da pessoa ou empreendimento:

? Telefone de contato ou e-mail:

? Produtos, serviços e saberes que pretendem negociar na feira de economia solidária:

? Quais são os produtos, serviços e saberes que você ou seu empreendimento solidário necessitam e que gostariam de encontrar na Feira de Economia Solidária:

? Quer participar da organização: Favor enviar este cadastro ao e-mail: clubedetrocas@ig.com.br

Até decidirmos por outro e-mail, enquanto isso não acontece, todos os cadastros recebidos serão divulgados através de um classificado, nas varias redes que autorizarem a divulgação.

Uma oferta que já solicitei autorização para divulgar é uma Diária para duas pessoas com direito a café da manhã, almoço e janta, na COOPERINCA, um hotel em Cajamar – SP, esta diária será negociada no espaço de feira de trocas por 120,00 moedas sociais (Txai).

Participe, divulgue os produtos, serviços e saberes que você pode oferecer no espaço de feira de trocas, dos empreendimentos estamos solicitando que 5 % de suas produções seja trocado com outros empreendedores e visitantes deste evento. Uma proposta feita por um delegado do Fórum Estadual de São Paulo, que cada participante leve 1 kilo de alimento, esta idéia foi aceita e deve aparecer na divulgação geral da Primeira Feira Nacional de Economia Solidária.