Fonte: Assessoria de Imprensa do Ministério do Trabalho e Emprego (61-3317-6394/6540 – acs@mte.gov.br)

Projeto prevê promoção de ações em comunidades quilombolas e indígenas, e junto a mulheres, jovens, catadores, desempregados, agricultura familiar e turismo. Os 252 agentes locais de desenvolvimento e os 26 gerentes de projetos, qualificados durante toda a semana passada pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), já retornaram a suas comunidades para atuarem na sensibilização dos moradores e na organização de cooperativas ou outras formas associativas.

Os agentes vão trabalhar em comunidades tradicionais, populações específicas e territórios que possuem potencial para o desenvolvimento de novas atividades econômicas e geração de trabalho e renda. Cerca de 55 mil pessoas em mais de 500 comunidades serão beneficiadas pelo projeto da Senaes, que terá como prioridade os beneficiários do Programa Bolsa Família, as comunidades que desenvolvem atividades voltadas para o turismo, cooperativas, associações e redes de produção, consumo e comercialização e empreendimentos de economia solidária, organizados em bases autogestionárias.

Os agentes são pessoas das próprias comunidades beneficiárias e terão como principal tarefa orientar, assessorar e acompanhar a constituição e fortalecimento de empreendimentos de economia solidária. Aos gerentes caberá a tarefa de coordenar o trabalho dos agentes e estabelecer a interlocução com a coordenação executiva em Brasília.

O curso de formação faz parte do Projeto de Promoção do Desenvolvimento Local e Economia Solidária que a secretaria realiza em todo o país, em parceria com a Fundação Universidade de Brasília – FUB/UnB, com 116 comunidades quilombolas e 122 comunidades com populações de segmentos específicos historicamente excluídos, como mulheres, juventude, indígenas ou setores com alto potencial de desenvolvimentos solidário.

No total, serão mais de 500 comunidades em 159 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal que serão beneficiados com as políticas do MTE até fevereiro de 2007.