Como noticiado no último boletim, começa esta semana o V Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental, que conta com mais de 3000 pessoas inscritas de toda ibero-américa e extensa programação de mesas, debates, seminários, oficinas, atividades culturais, e a Feira de Tecnologias Ambientais e Experiências em Economia Solidária Rumo à Sustentabilidade.
Para esta Feira estão indo representantes de empreendimentos de 13 Fóruns Estaduais de Economia Solidária das 5 regiões do país, além de entidades nacionais como o Instituto Marista de Solidariedade, a Unicafes, a Unisol, a ADS (Ceará), Cáritas, a Rede de Gestores Públicos em ES, a Rede de ITCPs, entres outros. Também estarão presentes as cadeias das frutas, do algodão e do mel, construídas dentro do movimento de Economia Solidária.
Mas a Feira não é só de comercialização: conta com várias atividades que contemplam o diálogo fértil e necessário entre Educação Ambiental e Economia Solidária. Todo o processo de organização da Economia Solidária no Congresso Ambiental foi feito em parceria entre o Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria Executiva do FBES, que estará presente no evento representada por Sabrina Fadel.
Confira a programação completa do evento em: http://www.5iberoea.org.br/index.php?secao=secoes.php&sc=3&sub=MA==
Abaixo seguem algumas informações mais detalhadas sobre a Feira:
Feira de Tecnologias Ambientais e Experiências em Economia Solidária Rumo à Sustentabilidade: Mesas e Oficinas
Dia 06 de abril
Oficina: Redes (Clubes) de Trocas Solidárias, Feiras de Trocas e Moedas Sociais . Para saber mais sobre as Trocas Solidárias clique aqui
Horário: 14h às 16h
Responsáveis: Bruno Schmdit, Carlos Kunde, João Gatto
Objetivos: sensibilizar para os ideais da Economia Solidária e da Educação Ambiental Comunitária; democratizar e facilitar o acesso às informações sobre tendências de organização econômica e social solidárias; realizar dinâmicas para atividades de inclusão da dimensão humana nas redes solidárias e aproximar o debate sobre Educação Ambiental e suas interfaces com a Economia Solidária de forma vivencial.
Mesa: Diálogos entre Economia Solidária, Educação Ambiental e Consumo Sustentável
Horário: 16h às 18h
Palestrantes: Sandra Mayrink Veiga (FASE), Philippe Layrargues (DEA-MMA), Fátima Portilho (UFRJ),
Moderação: Idalina Maria Boni (Fórum Brasileiro de Economia Solidária e Justa Trama – Cadeia do Algodão)
Objetivos: Debater as interfaces entre os princípios e práticas da economia solidária, educação ambiental e consumo sustentável tendo em vista as múltiplas dimensões da sustentabilidade.
Dia 07 de abril
Mesa: Cadeias Produtivas Solidárias – Troca de Experiências
Horário: 14h às 16h
Palestrantes: Idalina Maria Boni (Justa Trama – Cadeia do Algodão), Moacir Gomes de Farias (Rede Abelha – Cadeia do Mel) e Genoir Pilonetto (Cadeia das Frutas)
Moderação: Sabrina Fadel (Secretaria Executiva – Fórum Brasileiro de Economia Solidária)
Objetivo: dialogar a respeito das experiências, princípios e desafios das redes e cadeias produtivas de Economia Solidária, possibilitando visibilidade política e empoderamento dos empreendimentos econômicos solidários.
Desfile – Justa Trama e Biojóias
Horário: 16h30
Responsável: Cadeia do Algodão
Objetivo: apresentação e divulgação da cadeia do algodão
Música: Corda de Barro
Dia 08 de abril
Articulação entre os empreendimentos presentes a partir de uma oficina de trocas de experiências e/ou um debate sobre a Conferência Nacional de Economia Solidária e os processos atuais de mobilização nos Estados.