Fonte: Cáritas Brasileira (caritas@caritasbrasileira.org)
O Fórum Estadual de Economia Solidária do Maranhão realiza, no mês de abril, uma oficina de elaboração e gestão de projetos com a metodologia de Economia Popular Solidária (EPS).
O objetivo é capacitar 40 gestores de entidades que atuam no Estado. A oficina é resultado de uma parceria com o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo no Maranhão (Forem), e a Delegacia Regional do Trabalho no Maranhão (DRT).
Segundo o delegado regional do trabalho e coordenador do Forem, Ubirajara do Pindaré, desenvolver projetos de economia solidária pode ser uma alternativa para a prevenção do aliciamento e também para o combate ao trabalho escravo no Estado. “A partir desses projetos, podemos oferecer outras formas de geração de trabalho e renda para esses trabalhadores que estão, atualmente, vulneráveis à escravidão contemporânea no Maranhão”.
Segundo Rogenir Almeida, representante da Catholic Relief Service (CRS-Brasil) na equipe de organização da oficina, o objetivo é mostrar caminhos para financiamentos, como fontes de recursos e critérios básicos para a aprovação de um projeto com a metodologia da EPS. “Acredito que a oficina pode resultar em produtos, como por exemplo, o ‘desenho’ de alguns projetos das próprias entidades que estiverem participando. Entendo que assim fica mais prático e é isso que os gestores estão buscando”, comenta.