Fonte: Dione Manetti (dione.manetti@mte.gov.br)

Período de Realização: Janeiro de 2006 a Fevereiro de 2007

Abrangência Geográfica: Em todo o território Nacional

Valor Total do Projeto: R$ 8.400.000,00 (oito milhões e quatrocentos mil reais)

Entidade Proponente: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – FUB/UNB

Objetivo

O Projeto tem por objetivo promover ações de fomento e apoio ao desenvolvimento local solidário, com vistas à geração de trabalho e renda, disseminando, promovendo e implementando ações em comunidades pobres e em territórios que possuam potencial para o desenvolvimento de novas atividades econômicas, estimulando em especial, a organização de empreendimentos coletivos solidários.

Abrangência

As ações do Projeto serão desenvolvidas em 116 comunidades quilombolas e em 122 comunidades com populações de segmentos específicos historicamente excluídos, como mulheres, juventude, indígenas ou setores com alto potencial de desenvolvimentos solidário, tais como, a cadeia do sisal, agricultura familiar, turismo sustentável, etc.

No total, são 238 comunidades em 159 municípios em 26 estados da Federação e o Distrito Federal.

Público Alvo

· Trabalhadores (as) que vivam em situação de desemprego.

· Gestores federais, municipais e comunitários.

· Comunidades pobres, populações específicas e territórios que possuam potencial para o desenvolvimento de novas atividades econômicas.

· Comunidades que desenvolvam atividades voltadas ao turismo.

· Cooperativas, associações e redes de produção-consumo-comercialização.

· Empreendimentos de economia solidária em geral.

Estrutura de Funcionamento

O projeto contará com um Escritório Técnico em Brasília, responsável pela execução das atividades previstas, que ficará sob a responsabilidade da FUB/UNB.

Será contratado 1 Gerente de Projetos por cada estado que terá a responsabilidade de coordenar as atividades em sua respectiva área de atuação.

Para fomentar e apoiar a organização de empreendimentos de economia solidária nas comunidades beneficiárias, serão contratados 238 agentes de desenvolvimento Solidário que serão selecionados a partir de reuniões realizadas nas comunidades e serão remunerados para desenvolverem as atividades previstas.

Estes agentes serão pessoas das próprias comunidades beneficiárias e terão como principal tarefa orientar, assessorar e acompanhar a constituição e fortalecimento de empreendimentos de economia solidária. Para tanto, estes agentes passarão por um processo de capacitação, que se realizará entre os dias 13 e 17 de março em Brasília.

O projeto também contará com a presença de um Gerente de Projeto por estado, que terá a tarefa de coordenar o trabalho dos agentes e estabelecer a interlocução com a coordenação executiva do projeto.

Para atender os objetivos do projeto, os agentes de desenvolvimento solidário estão distribuídos da seguinte forma:

Gênero: 31

Juventude: 37

Quilombolas: 56

Cadeia do Sisal: 10

Indígenas: 10

DRS/BB: 8

Desenvolvimento Comunitário: 4

Turismo: 3

Movimento dos Trabalhadores Desempregados – MTD: 14

Movimento Nacional dos Catadores: 14

Rede Abelha: 7

Paraná: 15

CONSAD: 20

Turismo: 3

Produção de Semientes: 4

Além disso, será realizada uma série de oficinas e cursos de formação para fortalecer a organização das comunidades e no final do projeto será realizado um seminário de encerramento das atividades visando a divulgação e a discussão dos resultados atingidos.

Metas

·Postos estratégicos em 116 CQRs, equipados cada um deles com 3 microcomputadores, impressoras e periféricos.

·Uma Rede Digital de Economia Solidária – ReDESol, composta pelos 116 CRQS (postos estratégicos) equipamentos com computadores e periféricos.

·Realização de 1.676 eventos de capacitação e sensibilização na forma de cursos, conforme já descritos na fase do presente plano de trabalho.

·39.292 horas de capacitação, treinamento e sensibilização.

·55.135 habitantes de comunidades pobres e peculiares capacitados e treinados.

·350 campanhas de campo para realização de atividades de mobilização e fomento à economia solidária.

·Elaboração de 122 diagnósticos para a identificação de realidades locais econômicas e sociais e de potencialidades existentes para o desenvolvimento de atividades econômicas com base no associativismo e na solidariedade.

·238 comunidades pobres e peculiares de 159 municípios de 26 estados e do Distrito Federal atendidas pelo projeto de fomento à organização solidária.

·Um seminário final com a participação mínima de 400 pessoas, objetivando a divulgação e a discussão dos resultados gerados pela execução do projeto.