Fonte: Secretaria Executiva do FBES

No dia 7 de março ocorreu, em Brasília a primeira reunião da Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Economia Solidária (para saber um pouco sobre esta comissão e os resultados do seminário do futuro conselho ocorrida nos dias 15 e 16 de fevereiro, vejam o relato passado pelo João Luis nesta lista e_solidaria). A Comissão Organizadora foi criada no seminário dos dias 15 e 16 de fevereiro, contemplando os 3 segmentos, em iguais proporções: 6 representantes de empreendimentos, 6 de entidades da sociedade civil, e 6 do poder público.

Foi uma reunião muito proveitosa, que agora está apontando mais concretamente para o processo de construção da conferência, que será muito intenso, e exigirá grande mobilização de todo o nosso movimento de Economia Solidária.

A parte da manhã e início da tarde foi dedicada ao acerto de vários detalhes do Regulamento da Conferência, enquanto que, no final, foram encaminhadas decisões sobre como dar continuidade ao trabalho, basicamente pela criação de Sub-Comissões com várias atribuições:

1. Subcomissão executiva, com a função de estar animando o processo todo, lembrando as outras subcomissões de suas tarefas, e dando respostas políticas cotidianas (a maioria da composição é de pessoas que moram em brasília, o que facilitará encontros frequentes). Além disso, esta subcomissão está responsável agora por fechar até o dia 15 de março o regulamento a partir dos resultados da reunião de ontem.

2. Subcomissão de elaboração do documento-base e sistematização (sistem. durante a conferência). Esta subcomissão tem até o dia 20 de março para fechar uma primeira proposta do documento-base (a partir dos acúmulos sistematizados por Euclides Mance e outros documentos);

3. Subcomissão de articulação e mobilização. Mobilizar os territórios, articular politicamente atores estratégicos, etc…

4. Subcomissão de logística e infra-estrutura – quem pega o “touro pelo chifre”! Esta subcomissão já está com a tarefa de buscar as condições estruturais e financeiras para o processo de preparação da conferência, o que é particularmente difícil por causa da demora que está havendo na aprovação do orçamento federal na câmara.

5. Subcomissão de comunicação e divulgação: trabalhar a divulgação da conferência, da ES, tudo isso articulado com a Campanha Nacional de ES, e aproveitando eventos estratégicos, como a Feira Nacional, entre outras;

Haverá nova reunião da Comissão Organizadora no dia 27 de março, em que será fechado o documento-base (e então será disponibilizado ao movimento).

Na semana que vem deve estar pronto o regulamento da conferência, em que finalmente serão respondidas as questões que tanto estão nos angustiando no FBES e Fóruns Estaduais, tais como: forma de convocação; datas das conferências estaduais e micro-regionais, data definitiva da nacional (o indicativo é meados de julho); entre outras dúvidas.

Saiu também a interessante proposta de se fazer uma Tele-Conferência nacional em que serão passados todos os detalhes do regulamento, para sanar as dúvidas das pessoas do movimento nos estados e as futuras Comissões Organizadoras Estaduais. A SENAES está vendo esta possibilidade. Também se pensou em fazer uma oficina sobre a Conferência Nacional durante a Feira Nacional (dias 6 a 9 de abril em SP) para o movimento, com o mesmo objetivo.

Esperamos que haja mais informações na próxima edição do Boletim! E vamos simbora, rumo à I conferência!