Fonte: Luiz Humberto Verardo (Luigi – ANTEAG/ anteag@terra.com.br)

Nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro, na cidade de Campinas/ SP, ocorreu a VI Reunião BID – Sociedade Civil. O FBES foi convidado a participar e teve como representante Luiz Humberto Verardo, da Coordenação Executiva do FBES pela ANTEAG.

Segue relato de sua participação.

Desde 2000, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mantém reuniões anuais com as organizações da sociedade civil da região. Seu principal objetivo é estabelecer um diálogo com os representantes de organizações não governamentais e trocar idéias sobre temas relacionados com o desenvolvimento socioeconômico da região. As sugestões e os comentários da sociedade civil servem de base para a Assembléia de Governadores do BID, que irá realizar logo.

A reunião anterior, a V Reunião do BID com as Organizações da Sociedade Civil (OSC) deu-se no Panamá, em fevereiro de 2005. O evento contou com a participação de cerca de 200 representantes de diferentes organizações de quase todos os países da região. Na ocasião, foram discutidos temas como meio ambiente, reforma do estado, governabilidade e transparência, redução da pobreza, integração regional e livre comércio.

A pergunta orientadora central da VI Reunião Regional BID foi: como o BID e organizações da sociedade civil podem cooperar para a melhoria das condições de vida dos cidadãos da América Latina e Caribe?

O objetivo da VI Reunião Regional BID foi a de discutir a cooperação entre o BID e organizações da sociedade civil em áreas temáticas prioritárias e propor estratégias de trabalho conjunto para a melhoria das condições de vida dos cidadãos da América Latina e Caribe (sic).

A relação dos pontos trabalhados em grupo foi a seguintes:

Micro, pequenas e médias empresas, crédito e serviços financeiros e mobilização do potencial produtivo das minorias. (grupo 1)

Redução da pobreza, alcançando as maiorias, remessas e crescimento econômico.(grupo 2)

Participação e inclusão social. (grupo 3)

Governo, transparência e reforma do estado. (grupo 4)

Integração regional e infra-estrutura. (grupo 5)

desenvolvimento sustentável e meio ambiente. (grupo 6)

Os 6 grupos apresentaram seus relatórios para o presidente do BID ( Luis Alberto Moreno), o secretário de finanças do BID (João Sayad), e representantes do BID de outros países.

É importante ressaltar que, é a primeira vez que o BID participa de uma atividade com a sociedade civil com a presença de seu presidente, secretário de finanças e o representante do BID no Brasil. Parece que existe necessidade de o BID rever sua atuação.

A grande maioria das organizações da sociedade civil presente na VI Reunião do BID era constituída por organizações oriundas de empresas privadas. Havia 72 organizações brasileiras, a maior delegação, e organizações da Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Republica Dominicana, Suriname, Estados Unidos, Uruguai, Venezuela. Além destes, participaram mais 6 integrantes do BID do Brasil e 19 dos Estados Unidos.

Podemos promover polêmica sobre a Integração da Infra-estrutura Regional na América do Sul (IRSA) a questão do nosso meio ambiente.

Realizamos discussão sobre a Declaração de Caracas – Outra Integração é Urgente, Possível e Necessária. Além disso, sob o tema Inclusão Social houve discussão sobre investimento voltada a integração Sul-Sul, promover instrumento de comercialização dos povos latino-americanos e caribenhos com destaque ao comercio solidário, justo e responsável. Contudo, não sabemos ainda como vão se dar os encaminhamentos das propostas apresentadas.