Fonte: www.condraf.org.br

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) realizará, entre os dias 4 e 6 de março, em Porto Alegre (RS), a Plenária Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável. O tema geral da Plenária será Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural. O encontro antecede a II Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural (CIDADR), que ocorre de 7 a 10 de março, também na capital gaúcha. A conferência é promovida pelo Comitê de Agricultura da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e deverá reunir representantes de 188 países.

O FBES estará representado nesta plenária por Luiz Humberto Verardo, que participa da Coordenação Executiva do FBES pela ANTEAG.

O objetivo do encontro do Condraf é dar continuidade ao debate sobre um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, que venha a ser adotada como política de estado nos vários níveis de governo. Esse Plano de Desenvolvimento será também uma referência a ser adotada pelas organizações da sociedade civil na proposição de políticas públicas, afirmou Roseli Andrade, da secretaria do Condraf.

Todas essas discussões estão ocorrendo a partir de um documento-base, que foi elaborado no final do ano passado, a partir da sistematização de dezenas de outros documentos. O documento contém, por exemplo, a síntese de deliberações de inúmeras conferências nacionais, das redes de organizações não-governamentais e dos movimentos sociais, afirmou Roseli. Vale destacar o quão importante é esse documento pela pluralidade que ele reúne e pelo fato de ele ser um documento aprovado por um colegiado (Condraf) que contempla tanto sociedade civil quanto governo, disse. O tema geral da Plenária será discutido em sessões plenárias e temáticas, a partir de seis eixos considerados estratégicos para o desenvolvimento do Brasil Rural: Diversidade sociais e regionais, Direitos e qualidade de vida, Conhecimento e saberes, Organização Social e Participação Política, Organização da produção e mercados, e Produção, consumo e sustentabilidade.

A estimativa é que 300 pessoas participem do evento, representando os movimentos sociais, organizações governamentais e não-governamentais, além de membros do Condraf e de colegiados estaduais e territoriais de desenvolvimento rural sustentável.

A Plenária será realizada na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Bairro Partenon, em Porto Alegre (RS).

Para outras informações: condraf@mda.gov.br