Fonte: Valmor Schiochet (valmor.schiochet@mte.gov.br)

A SENAES em parceria com a Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária promove este mês vários encontros regionais para formação de gestores públicos. Serão discutidos o incremento desse segmento econômico para inclusão social e as estratégias para a formulação de políticas públicas para os setores populares.

“Esses gestores tem a responsabilidade implementar e gerir programas públicos para desenvolvimento da economia solidária, elaborando mecanismos e instrumentos que possibilitem alavancar muitos projetos em andamento”, explica o diretor de Estudos e Projetos da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), Valmor Schiochet. A necessidade de se formar gestores públicos para a economia solidária se baseia na existência de vários programas e ações de apoio a iniciativas solidárias em vários estados e municípios brasileiros. “Já são mais de 125 prefeituras estaduais ou municipais com ações em economia solidária”, diz Schiochet. Os encontros regionais são parte de uma programação extensa para formação dos gestores públicos, já iniciada em 2005, com a realização de videoconferências, seminários e oficinas para debater os conceitos, estratégias, o financiamento e as responsabilidades do Estado na construção de políticas públicas de economia solidária.

Poderão participar os gestores (Municipais, Estaduais e federais) que já atuam em políticas de apoio a economia solidária ou interessados em implementá-las e representantes dos FEES. Estas atividades de formação são uma realização da Senaes, da Rede de Gestores Públicos de Fomento à Economia Popular Solidária e do Centro de Estudos e Pesquisa Josué de Castro, com apoio da Fundação Banco do Brasil.

Cada Encontro será realizado no período de 02 dias, de acordo com a demanda dos próprios gestores, nos locais e datas abaixo relacionados:

Aracaju 17 e 18/02/2006

Campinas 17 e 18/02/2006

Curitiba 16 e 17/02/2006

Rio Branco 16 e 17/02/2006

Obs: Gestores da Região Centro-Oeste participarão do Encontro da Região Sudeste (Campinas/SP).

Conteúdos

Análise de Conjuntura;

Conferência Nacional de Economia Solidária;

Plano de Mobilização para a Conferência;

Financiamento das políticas municipais e estaduais, ações e programas de economia solidária.

Informações poderão ser obtidas junto ao Centro Josué de Castro: e-mail: formgestoreses@josuedecastro.org.br