Fonte: Paulo César Araújo da Silva (paulocasilva@iconecta.com.br)
No próximo dia 12 de fevereiro, a Cooperativa de Crochê do Sul de Minas – Coocrochê Trançando Renda, estará realizando a sua assembléia anual para aprovação do balanço e prestação de conta. Após a assembléia, estará realizando um almoço de confraternização entre as crocheteiras cooperadas e seus familiares.
O almoço faz parte das comemorações de um ano de fundação da cooperativa. A Cooperativa Trançando Renda é um projeto do Programa de Incubadora de Cooperativa desenvolvido pela Casa da Cidadania, organização não governamental, que atua na geração de oportunidades de trabalho e renda. O empreendimento contou com o apoio da Fundação Banco do Brasil. Em seu primeiro ano de vida, a cooperativa gerou renda para mais de duzentas crocheteiras que se associaram. A Trançando Renda nasceu em Ouro Fino e agora já expandiu suas atividades para outros municípios, constituindo núcleos nas cidades de Inconfidentes, Poço Fundo, Ipuiuna e Borda da Mata e, em breve, estará se expandindo para as demais cidades do Sul de Minas.
O trabalho artesanal de fazer crochê é uma tradição em várias cidades da região, mas sempre foi exercido de forma precária. O trabalho das artesãs não é valorizado, as crocheteiras prestam serviços para as empresas de distribuição de fios, mas não recebem direitos trabalhistas e nem um preço justo pelo o seu trabalho. A cooperativa nasceu para dignificar a profissão, proporcionando um preço mais justo ao trabalho artesanal que é realizado em sua grande maioria por mulheres.
Neste um ano de funcionamento, a cooperativa teve quer enfrentar vários obstáculos, um deles foi o de garantir a sua participação na Crochemalhas – Feira de Crochê e Malhas de Inconfidentes. O presidente da Associação Comercial local,não queria permitir a participação da cooperativa na feira, por temer a sua concorrência, mas acabou voltando atrás após as crocheteiras ameaçar levar a questão para a justiça. Outro obstáculo superado foi o de conseguir o seu registro que demorou cinco meses para sair e também a falta de experiências das crocheteiras em conduzir seu próprio negócio.
Mas os obstáculos não desanimaram as crocheteiras que conseguiram manter as atividades da Trançando Renda e distribuiu cerca de R$ 40 mil em remuneração para as cooperadas, valor superior ao investido pela Fundação Banco do Brasil no projeto. A cooperativa em seu primeiro ano, funcionou na informalidade, só recentemente teve aprovado o seu registro como pessoa jurídica e agora poderá ampliar as suas atividades, abrir conta, pegar crédito e até exportar a sua produção. A cooperativa chegou a fornecer seus produtos para uma das mais badaladas lojas de São Paulo, a Daslu.
O empreendimento agora estará buscando investimento para ampliar as suas atividades. Uma das prioridades, além de investir na capacitação dos dirigentes da cooperativa, é a aquisição de um veículo para transportar o fio até a residência da cooperada, pois a concorrência acaba levando vantagem ao entregar e retirar a matéria prima e o produto na casa da crocheteira, já que a grande maioria das artesãs vive na zona rural. A cooperativa também estará criando o selo de “produto socialmente justo” o objetivo do selo e conscientizar os consumidores a não comparem produtos artesanal em crochê que exploram as crocheteiras.
Mais Informações:
Cooperativa de Crochê do Sul de Minas – Trançando Renda
Praça Dr. Francisco Bueno Brandão,49 Centro
Ouro Fino – MG Tel.: (35) 3441-4058
Boa noite! Gostaria de contatos pois tenho interesse de blusas de chochê, moro em Fortaleza.
Boa tarde!!! Gostaria de saber se vcs trabalham por encomenda. Tenho interesse em saias,shorts, tops e biquinis.
Gostaria muito de aprender e mudar-me para uma das cidades onde ja atuem as cooperativas. As crocheteiras trabalham com treinamento de mao de obra?
Gostaria de saber os preços para atacado
Bom dia gostaria de saber como funciona a cooperativa e se posso fazer parte…
Esta cooperativa esta em funcionamento?Como posso ter mais detalhes?
Bom dia sou lojista gostaria de mais informações
Bom dia sou lojista de são Paulo gostaria de compra peças de crochê. .aguardo resp
Como posso entrar em contato c os responsáveis?
Olá Isa, boa tarde.
Esta é uma das matérias antigas desta página do Fórum que foram migradas na plataforma.
Uma maneira de entrar em contato é buscar informações sobre o Fórum EcoSol de MG – é possível que eles(elas) tenham informações se a cooperativa está ativa. Vou tentar um primeiro contato e, caso consiga, informo você.
Quero comprar peças em crochê para revenda.
Bom dia,
Meu nome é Ana Lúcia e estou interessada em fazer uma parceria social em e exportar peças de crochê. Gostaria de entrar em contato por telefone afim de saber se existe esta possibilidade. Meu maior interesse são nos suportes de pratos, caminhos de mesa e toalhas de diferentes tamanhos.
Grata pela atenção e fico no aguardo.
Bom dia
Estou montando loja de tapetes em Aparecida de Goiânia e gostaria de fazer parceria
Aguardo retorno
62-984825378 zap
Dependo da arte do croché. ..estou desempregada….desejo me mudar para um dos pólos e ser acolhida pelo trabalho junto aos demais cooperados….minha atividade é o croché. ..gosto em especial da linha cleia mil metros e quatro lindos modelos deste trabalho em escala produtiva. ..peço atenção. ..não possuo renda e meu desejo é estar junto a vocês. ..tendo dignidade que se resume na renda que preciso e será vinda da arte no croché