Fonte: Fátima – Ação Comunitária (fatima@acaocomunitaria.org.br)

A moda da ONG Ação Comunitária do Brasil/RJ participou de mais uma edição do Fashion Business, bolsa de negócios que ocorre paralelo ao Fashion Rio que aconteceu de 10 a 13 de janeiro no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM).

O núcleo de moda já exporta suas peças graças a parceria com a grife Desatanó. Grifes como a Brazilian Wear e Macaca de Ipanema, revendem e também exportam as peças produzidas em Cidade Alta. A ONG Ação Comunitária funciona como incubadora destes projetos, buscando consolidar, ganhar projeção no mercado e possa funcionar autonomamente.

Nesta coleção, a Ação Comunitária mantém a tradição de contar aspectos da história da comunidade de Cordovil. O tema dessa edição é “A Infância na Cidade Alta” que relembra principalmente a década de 80. As peças são resultado de uma associação de técnicas de silkscreen a tecidos de fibras naturais. Em grafismos singelos representam as brincadeiras de pipa, pique, jogo de varetas, sob a orientação da estilista Kátia Wille (Zigfreda).

Proprietária da marca Zigfreda com o holandês Hans Blankenburgh, a estilista é especialista em design e desenvolvimento de produtos. Foi estilista-chefe de filiais européias de empresas como Tommy Hilfiger, Nike e O`Neill, além de realizar consultorias para empresas brasileiras. Com pontos de venda em 15 multimarcas no Brasil e no exterior, a Zigfreda abriu há cerca de um ano seu primeiro Boudoir, espaço intimista para os apreciadores da marca.

Projeto Arte-Indústria

Com muitas novidades e prometendo superar o sucesso alcançado nas últimas edições, o Projeto Arte-Indústria, lançado em 2004 pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) em parceria com a Dupla Assessoria, obtém a cada ano importantes e expressivos resultados, verificados especialmente no aumento da renda dos artesãos, conseqüência da competitividade que seus produtos ganharam no mercado.

Através do Arte-Indústria, essas instituições receberam assessorias em estilo, gestão, empreendedorismo, exportação e em preços. O projeto proporcionou ainda a multiplicação das técnicas artesanais para novos artesãos em suas comunidades, formando grupos de produção. O fortalecimento e crescimento destes grupos resultaram no amadurecimento das organizações, refletindo em uma atuação mais direcionada ao mercado.