Fonte: Vicente Aguiar (vicenteaguiar@gmail.com)

Mais uma boa iniciativa de integração entre pessoas ligadas aos movimentos de Software Livre e Economia Solidária.

Em dezembro de 2005 um grupo formado por integrantes do BanSol e do Programa Onda Digital* recebeu um sinal verde da FAPESB para o finaciamento do Projeto Software Livre Incluir – SIM**. Este projeto será desenvolvido pelo grupo de pesquisa Tecnolologias Inteligentes de Suporte à Aprendizagem – TISA*** do Departamento de Ciência da Computação da UFBA junto com a BanSol, tendo como objetivo o desenvolvimento de um software flexível, 100% livre, para realização da análise e tabulação dos dados de um mapeamento de consumo e produção local – enquanto uma etapa funadamental no processo de implantação de empreendimentos solidários em qualquer comunidade.

O Software Incluir – SIM será disponibilizado nos repositórios, oficinas de softwares livres e em toda a Rede Brasileira de Economia Solidária, dinamizando e facilitando o processo de mapeamento de produção e consumo em comunidades populares, além de auxiliar no direcionamento da criação de empreendimentos produtivos – evitando, assim, a competição econômica entre os integrantes da rede de um mesmo bairro ou comunidade.

Futuramente, estaremos disponibilizando datas referentes à grupos de estudos e debates que irão subsidiar política e tecnicamente a construção deste software. Tod@ss que possam estar em Salvador, estão convidados para participar desde já!

Além disso, conseguimos 3 bolsas de iniciação científica para que três estudantes universitários possam contribuir de forma mais efetiva.

* http://www.ondadigital.im.ufba.br

** http://www.bansol.ufba.br/twiki/bin/view/Bansol/SoftwareIncluir

*** http://twiki.im.ufba.br/bin/view/DCC/GrupoTisa