Fonte: Teresa R. de Lucena (teresarl@terra.com.br)

No dia 20 de dezembro Clube de TROCAS da ZoNA NortE/ Porto Alegre realizou a última FeiRa de TrOcAs de 2005. Ano em que o tempo dedicado às trocas foi preenchido por muitos desafios, conquistas e alegrias.

Desde março de 2005, quando o Clube de TROCAS veio ao mundo, ocorreram encontros no primeiro sábado de cada mês. Em média contando com a presença de 10 a 15 pessoas motivadas e comprometidas em construir um espaço de múltiplas trocas , onde um cenário econômico solidário é possível.

Neste espaço, somos sócias (os) “prossumidoras (es)”, ou seja, produzimos , consumimos e trocamos bens e serviços ao mesmo tempo. Este termo faz com que subvertamos os conceitos de produtor e consumidor.

Muitas vezes não temos dinheiro, mas temos produtos e serviços a oferecer e necessidades a atender.

Todos temos algum saber , algo que podemos produzir. Todos necessitamos do que o outro produz.

Nosso Clube utiliza como meio facilitador das trocas, a moeda social obirici, nome escolhido em homenagem a uma personagem de uma lenda indígena, que já batiza uma praça e um viaduto da Zona Norte. Com o obirici temos acesso a um mercado que é criado por nós mesmos, ou seja , reinventamos o mercado onde antes não existia.

Pessoas como a Maria e Mariana, uruguaias e moradoras do bairro , encontraram no clube um espaço de acolhimento, amizade, além de produtos para suprir suas necessidades . Maria oferece aulas de espanhol em troca de alimentos ou roupas , e, Mariana , produtora de alfajores mmm são deliciosos! troca aulas de espanhol com Ana que produz as etiquetas para que ela os comercialize no mercado formal. Selmar cria galinhas e troca ovos da “galinha feliz” por objetos de arte , roupas e outros alimentos. Paulo edita livros e produz umas camisetas bem legais. Ele tem interesse por alimentos como grãos e pão que a Bernadete e a Dona Eva Nair produzem. Teresa, arte educadora, produtora de geléias e chocalhos, trocou com Naida, fisioterapeuta, um lindo quadro por uma sessão de massagem. Maria Luiza trocou pão pelas roupas usadas e em bom estado de Ana. Nilza oferece velas por alimentos e roupas. Claudia dá aulas de geografia em troca de alimentos, temperos , geléias, empadinhas produzidas por Selma e Amanda. Cris trouxe panos de pratos feitos a mão assim como roupas e sapatos em bom estado e os trocou por alimentos e artesanatos. Felipe oferece o serviço de gravação de vinil para cd por aulas de inglês e alimentos. Fernando , pode dar aulas de física ou matemática. Ele tem ótimos vinis e deseja trocar pelas granolas de Naida e utensílios para sua casa. E João oferece porta-incensos e livros em troca de alimentos e outros livros …. e assim seguem as trocas ,…..

Dessa forma, respondemos as demandas das pessoas do grupo , dentro desta realidade, tecida por nós.

A novidade é que vamos dar um passo bem importante. Realizaremos pela primeira vez dia 20 , o nosso 2º encontro mensal.

O objetivo é ampliar a participação dos clubes para que as trocas tenham uma incidência REAL , no orçamento das pessoas. A única forma de fazer com que isso aconteça é AUMENTAR A PERIODICIDADE DA FEIRA DE TROCAS , passando de mensal para semanal ! o que produziria grande impacto e avanços na organização do clube refletindo positivamente nas nossas vidas, uma vez que não dependeríamos tanto do mercado formal para suprir nossas necessidades básicas.

Assim, cada um de nós , se comprometeu a levar mais alguém no próximo encontro, para o qual estamos te convidando e também pedindo que divulgues na tua rede pessoal.

Participar do clube de trocas é bem simples: o(a) prossumidor(a) recebe uma quantidade de moedas correspondente ao que trouxe de produtos ou serviços, que permite trocar com outras pessoas. Em nosso clube costuma acontecer trocas diretas com bastante freqüência.

No princípio de tudo, a Naida, produtora de granolas, registrava em um caderno a movimentação e circulação das entradas e saídas de produtos de cada pessoa. Seguimos utilizando o mesmo sistema, porém agora, passamos a movimentar as trocas utilizando a moeda social provisória “txai” (a mesma que circulou no FSM 2005, “emprestada” ! ) como meio facilitador das trocas, enquanto a nossa moeda oficial “obirici” , está no forno…., em processo de confecção.

Para próxima feira, combinamos que cada um de nós, levará uma lembrança para o “amigo secreto” que será feito na hora. Pode ser algo produzido pela pessoa, um serviço ou algo seu que queira passar adiante. Venha fazer parte deste movimento e traga seus excedentes, alguém pode precisar deles!

E torne-se parceira(o) dessa idéia que proporciona estar em outro lugar de experiência, outra realidade cotidiana!

Necessidades e trocas já realizadas……..

Bens acumulados (em bom estado de conservação e limpos) ou produzidos: cd´s, vinil, artesanato, livros, roupas, utensílios, ervas medicinais, temperos, ferramentas, verduras picadas orgânicas, compotas, doces, geléias, grãos, quadros, gibis, bolos, pães ,revistas, biscoitos, sapatos e roupas de crianças, sapatos, porta-incenso, velas, granola, pizza de sardinha, empadinhas de brócolis e de champignon, torta doce, camisetas, livros artesanais, latas recicladas, crochê e tricô, cartões artesanais,bonecas, colares de sementes, poesia, música …….

Saberes e Serviços: massagens, fisioterapia, pessoas que escrevam projetos sociais/artisticos, serviço de impressão, aulas de inglês , espanhol e geografia, aulas de confecção de bonecas, aulas de francês nível básico, oficinas de bio-arte, biodança, restauração de móveis e objetos, gravação de vinil pra cd, produção de material gráfico, serigrafia, confecção de camisetas, oficina de bonecas, oficina de bio-construção, ….

se você estiver em Porto Alegre e quiser participar basta trazer seus instrumentos musicais, sua arte, sorrisos, cooperação, solidariedade e produtos para trocar.

BEM-VINDO AO CLUBE DE TROCAS DA ZONA NORTE!