Fonte: presidencia@cooperbotoes.com.br

A Socioeconomia Popular Solidária ressurge no final do século 20 e início do século 21, como força que transforma as relações de produção e consumo e cria uma nova cultura do trabalho, rumo à emancipação dos trabalhadores.

A estrema desigualdade de renda e riqueza no mundo e no Brasil, é resultado do modo de produção capitalista, que separa economia e vida; e faz da exploração do trabalho de muitos, principal objeto de acumulação e desperdício de poucos.

Diferentemente do capitalismo, que busca o lucro a qualquer custo, inclusive o da destruição da natureza e da vida humana, a Socioeconomia Popular Solidária, tem como objetivo principal o trabalho criativo, produtor de valores de uso.

O capitalismo reduziu o trabalho a emprego e projetos de vida a sonhos de consumo. Mas a união de todos os homens e mulheres que vivem do seu trabalho, resgatarão a idéia e a prática do trabalho como atividade vital, através da qual transformam o mundo e se transformam como pessoas, tornando-se cada vez mais humanos.

A Socioeconomia Popular Solidária não é um remendo no capitalismo ou uma saída para o desemprego. Ela é muito mais que isto! Ela é uma nova forma de produção da vida em todas as suas dimensões.

Das padarias comunitárias, associações de artesãos, oficinas de costura, clubes de troca, cooperativas de carrinheiros e todas as outras formas que o povo lança mão para manter-se vivo, nascerá uma nova compreensão de economia e trabalho. Dos becos, favelas e ocupações, ressurgirão fortalecidos os 53 milhões de brasileiras e brasileiros que o capitalismo jogou pra baixo da linha da pobreza. E então, esta multidão, dirá que a ordem é ninguém passar fome e progresso é o povo feliz.

FEIRA ESTADUAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA – PARANÁ

Programação dias 17 e 18 de dezembro de 2005

Sábado (17/12/2005)

Seminário de Formação com assessoria de Cláudio Nascimento da SENAES.

Inauguração da Feira com a presença do Padre Roque, Secretário de Estado da Secretaria do Trabalho (SETP)

Formatura das quatro turmas de 2005, da Escola de Formação Básica Multiplicadora da Economia Popular Solidária

Noite Cultural

Domingo (18/12/2005)

Feira Estadual de Economia Solidária durante todo o dia, com apresentação de diversos grupos culturais e oficina de troca solidária, até às 17 horas.