Diário Oficial

Técnicos do Centro de Atenção Psicossocial (Caps 1) da cidade de Andradas, em Minas Gerais, conheceram nessa sexta-feira (28) programas desenvolvidos, com sucesso, em Santos, pela Coordenadoria de Saúde Mental. A finalidade da equipe multidisciplinar do Caps 1, formada por psiquiatra, psicóloga, enfermeira, terapeuta ocupacional, monitora e coordenadora, é conhecer os projetos de geração de renda, reabilitação, resgate da auto-estima e reinserção social, voltados às pessoas portadoras de transtornos mentais, implementados em Santos, para aplicá-los na cidade mineira.

As iniciativas mostradas pela diretora da SERP, Maria Maura Porto Ferreira, foram: Projeto TERRA, Adote uma Praça, Coleta Seletiva, no qual pacientes da SERP atuam na separação do lixo limpo, e o Cantina Sabor Saúde, com alimentos produzidos e comercializados também por eles.

Em 2004, a SERP recebeu menção honrosa no Prêmio Inclusão Social, conferido pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Neste ano, o Projeto TERRA foi apresentado em Brasília, na Feira Nacional Familiar e Reforma Agrária, convidado pela Coordenadoria Nacional de Saúde Mental, do Ministério da Saúde.