Fonte: Lycia Ribeiro (PACS)

Economia sustentável

Moacir Maia

Na cidade do Rio de Janeiro, um trabalho de caráter permanente realizado por instituições e pessoas de todo o mundo que lutam por uma causa singular: desenvolver o turismo promovendo condições para a paz, o desenvolvimento econômico e social, a diversidade cultural e a preservação da biodiversidade. A partir de segunda-feira, mais de três mil participantes, de 62 países, vão estar reunidos no II Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável, intitulado Destinations 2005. A programação também vai debater o Movimento Brasil de Turismo e Cultura, um projeto que já atua em sete destinos turísticos do País, desenvolvendo atrações baseadas na cultura local, como o centro histórico de Salvador, a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, Diamantina, em Minas Gerais, e Penedo, em Alagoas. A meta é expandir essas ações para mais 17 localidades, totalizando 24 pontos até o final do próximo ano. Uma ação estratégica e conseqüente.

Com a base no Ceará

Na agenda, a economia solidária vai estar presente com trabalhadores de várias regiões do País se unindo para lançar a “Justa Trama”, a marca da cadeia do algodão agroecológico. São mais de 400 famílias estão engajadas num modelo de economia que respeita e preserva o meio ambiente e está embasada em valores da autogestão, da solidariedade e da inclusão. O Ceará participa com a Adec, de Tauá, associação de agricultores familiares que cultiva, beneficia e comercializa o algodão orgânico em pluma.

Cadeia solidária

Para o agrônomo Pedro Jorge Lima, do Esplar e que participa do encontro, para entender melhor a Justa Trama, é preciso olhar o seu processo, que se divide em quatro etapas: a primeira ocorrerá no âmbito Adec, – Associação de Desenvolvimento, Educação e Cultura de Tauá. A segunda etapa se dá na cooperativa Nova Esperança, de Nova Odessa/SP, que fia o algodão. A terceira etapa ocorrerá na Têxtil Cooper, Santo André/SP, que fabrica o tecido e, para finalizar o processo da cadeia produtiva, a quarta etapa é uma rede de empreendimentos do setor de confecção, representados pela Univens, de Porto Alegre e Fio Nobre, de Itajaí/SC.