Fonte: Justa Trama (justatrama@hotmail.com ou 51-3028-2381 / 2361)
No dia 23 de outubro de 2005 a Comunidade do Cantagalo – Rio de Janeiro – foi o cenário do lançamento da JUSTA TRAMA. Com a participação de modelos da comunidade a marca das roupas da Cadeia do Algodão Ecológico e Solidário tornou-se pública, demonstrando a capacidade de transformação de sonhos em realidade.
Participam do sonho da construção desta cadeia de solidariedade e agroecologia: agricultores(as) familiares da associação ADEC – CE, coletoras(es) de sementes da cooperativa AÇAÍ – RO, fiadores(as) da cooperativa CONES – SP, tecedores(as) da TEXTILCOOPER – SP, e costureiras(os) da cooperativa UNIVENS – RS e da empresa autogestionária FIO NOBRE – SC. Estes empreendimentos, todos da Economia Solidária, são os donos da marca JUSTA TRAMA.
{mosimage}
Quem comprar um produto Justa Trama, também estará contribuindo para a construção de um novo modelo de economia, embasado em valores da autogestão, da solidariedade e da inclusão. Estará levando uma roupa inteiramente produzida de forma coletiva, agroecológica – feita com o emprego de técnicas de conservação do solo e da água e de controle de pragas com produtos naturais inofensivos aos/às trabalhadores/as – é isento de qualquer produto químico sintético, radicalmente diferente da produção convencional.
Veja quem está envolvido
O Algodão: agricultores da ADEC, do Ceará, plantam e colhem o algodão com técnicas de conservação do solo e da água.
As sementes: empreendimentos da economia solidária beneficiam sementes e produzem tintas naturais na Amazônia.
O Fio: em São Paulo, a fiação é realizada pela Cooperativa Nova Esperança – CONES, de Nova Odessa.
O tecido: A TEXTILCOOPER, de Santo André, São Paulo, é a responsável pela tecelagem.
As roupas: a FIO NOBRE, de Itajaí, Santa Catarina e a Cooperativa de Costureiras Unidas Venceremos – UNIVENS, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, confeccionam as peças que variam em modelos e tamanhos.
Apóiam esta iniciativa pioneira no país, a Esplar (Ceará), o Fórum Brasileiro da Economia Solidária – FBES (www.fbes.org.br), a Secretaria Nacional da Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego – SENAES/MTE e a UNISOL/BRASIL.
Mais informações, entre em contato: (51)3028-2381 / 2361 ou justatrama@hotmail.com