Fonte: Wagner Vinhas (wvinhasmcz@yahoo.com)

As secretarias da Identidade e da Diversidade Cultural e de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura divulgam o edital “Fomento às Expressões das Culturas Populares”. O objetivo é estimular projetos na área das Culturas Populares que valorizem a diversidade cultural e favoreçam as condições de reprodução e continuidade, além de promover o reconhecimento da importância de seus agentes e das diferentes expressões das Culturas Populares no Brasil.

A iniciativa é fruto de do Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares, realizado em fevereiro deste ano. Podem apresentar projetos, até 15 de outubro de 2005, as instituições públicas ou privadas, sem fins lucrativos, de natureza cultural. O concurso será desenvolvido mediante a concessão de recursos financeiros destinados a projetos, levando em conta as seguintes prioridades:

a) mostras das expressões da cultura popular, inclusive encontros e festivais; b) oficinas de transmissão de conhecimento; c) circulação das expressões da cultura popular; d) registro qualificado das atividades, inclusive com recursos de som, imagem, impressão e geração de conhecimentos sobre a matéria.

Na avaliação dos projetos, serão considerados os seguintes aspectos:

a) apoio direto aos artistas populares e às condições de florescimento das expressões das culturas populares. b) caráter exemplar e inovador da proposta; c) efeito multiplicador; d) perspectivas de continuidade das ações; e) projetos que apresentem maior equilíbrio na relação custo/benefício; f) compatibilidade do orçamento com os preços praticados no mercado; g) viabilidade de execução.

O projeto deverá ser apresentado no Formulário para Apresentação de Projetos – Convênio/ Fundo Nacional da Cultura (FNC), disponível no link

http://www.cultura.gov.br/apoio_a_projetos/lei_rouanet/index.php?p=1627&more=1&c=1&pb=1

Poderá ser encaminhado apenas por meio dos serviços de postagem de correspondência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, para Caixa Postal nº 8572-X, até 15 de outubro de 2005.

O endereço para envio é:

CULTURAS POPULARES 2005

CAIXA POSTAL Nº 8572-

XSHS Q. 02 Bl. “B”

70.312 – 970

Brasília/ DF