Boletim do Fórum Brasileiro de Economia Solidária

número 4 – segunda quinzena de abril de 2005

Como se inscrever/desinscrever

Para passar a receber quinzenalmente este boletim ou para se desinscrever, vá para a seguinte página: www.fbes.org.br/maladireta.

Apresentação

Desde o último boletim, muita coisa aconteceu no movimento de Economia Solidária, tendo sido marcante a concretização da IV Reunião da Coordenação Nacional do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, que reuniu mais de 90 pessoas dos 27 estados do país. Para receber os principais encaminhamentos tirados da reunião, basta entrar em contato conosco por correio eletrônico ou telefone (dados estão ao fim do boletim). Para esta reunião foram elaborados um boletim especial e um CD com textos, relatórios, documentos, todos os boletins, 350 fotos e 3 vídeos para todos os estados presentes. Caso esteja interessado/a no CD, entre em contato com algum representante de seu estado na Coordenação Nacional do FBES e peça uma cópia. Para saber o contato deste/a representante ou receber o boletim especial, fale conosco aqui na secretaria executiva.

Como a quantidade de notícias, artigos e eventos está aumentando, estamos criando, pouco a pouco, novas seções no boletim. Agora temos as seções “Notícias do movimento de ES”; “Notícias gerais”; “Agenda do FBES”; “Agenda mais ampla”; “Oportunidades”; “Aconteceu”; e “Reflexões e artigos”.

E assim vamos seguindo, devagar e sempre! Boa leitura!

Notícias do movimento de Economia Solidária

» Criação do Fórum Municipal de EPS em Contagem/MG

Fonte: Paulo Lacerda (paulolacerdaartes@ibest.com.br)

Comunico que já iniciamos a implantação do Fórum Municipal de EPS em Contagem, e já estamos integrando a coordenação provisória para tal. Comunico ainda, aos que se interessarem, que para mais informações, favor entrar em contato comigo.

» Projeto de Lei para a Economia Solidária no DF

Fonte: Deputado Chico Floresta (dep.chico.floresta@cl.df.gov.br)

LEI Nº 3.572, DE 5 DE ABRIL DE 2005 (Autoria do Projeto: Deputados Erika Kokay, Eurides Brito, Paulo Tadeu, Chico Floresta, Chico Vigilante e Gim Argello)

Dispõe sobre o Sistema Distrital de Desenvolvimento da Economia Solidária – SDDES – e dá outras providências.

O Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal promulga, nos termos do § 6. do art. 74 da Lei Orgânica do Distrito Federal, a seguinte Lei, oriunda de Projeto vetado pelo Governador do Distrito Federal e mantido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal:

Art. 1º Fica instituído o Sistema Distrital de Desenvolvimento da Economia Solidária – SDDES, que visa ao desenvolvimento e ao fomento de iniciativas e empreendimentos de economia solidária, por meio de programas, projetos e parcerias com a iniciativa pública e privada.

Para receber o projeto de lei completo, escreva para forum@fbes.org.br

» RS rumo ao I Encontro Estadual de Grupos de Trocas

Teresa de Lucena (teresarl@terra.com.br)

Estou enviando informe breve, por solicitação de reunião da Rede Estadual de Trocas Solidárias realizada em 14 de abril. Aqui estamos nos preparando e buscando recursos para realizar nosso I Encontro Estadual de Grupos de Trocas do RS, em 25 e 26 de junho e participar realizando uma Oficina e um Mercado de Trocas na XII Feicoop em Santa Maria, nos dia 9 e 10 de julho. Estamos com mais uma cidade integrada na Rede Estadual de Trocas, através da bacia dos Pampas, cidade de Novo Hamburgo e está surgindo um novo Grupo de Trocas na zona norte de Porto Alegre, terá sua primeira Feira dia 30 de abril.

Muito trabalho, com muito prazer também…

» Lei da Economia Solidária do Espírito Santo

Fonte: Valdemir Anchesqui (vanchesqui@click21.com.br)

Apresentaos projeto de lei da PEFES no Espirito Santo. O PL foi apresentado pelo nosso parceiro o Deputado Claudio Vereza do PT, mas o presidente da Assembléia Legislativa do ES, Dep. Cesar Colnago do PSDB, sem nem um esforço de enterder o PL foi logo arquivando com incostitucional, mas o Vereza recorreu a comissão de justiça que esta analisando o PL da PEFES. Ressalto que este é uma adaptação do mesmo PL, agora lei, de MG, porém com várias modificações e totalmente re-elaborado pelo Fórum de Economia Popular Solidaria do Espírito Santo.

Para receber o projeto de lei completo, escreva para forum@fbes.org.br

» Ferramentas para moedas sociais

Autor: Hugo van der Zee, Gerente do projeto de desenvolvimento do software Cyclos da Fundação Strohalm (hugo@strohalm.nl)

Gostaríamos de convidá-los a cadastrar seu Sistema de Trocas Solidárias local no banco de dados mundial de Sistemas de Moedas Complementares:

http://www.complementarycurrency.org/ccDatabase/les_public.html

É um banco de dados multilingüe, entretanto necessitamos sua ajuda para traduzir os arquivos em seu idioma.

E, depois de dois anos de programação, finalizamos enfim a primeira versão estável do programa de computador “Cyclos” para moedas comunitárias. Está sendo usado pela comunidad do LETS “Noppes de Amsterdam” desde primero de janeiro de 2005 e parece que funciona muito bien! É possível baixá-lo na página-internet “Source Forge” sob a licença livre GPL. É possível obter mais informações na página do projeto: http://project.cyclos.org

» ADA e GTA lançam Rede Amazônia Solidária

Fonte: GTA (www.gta.org.br)

A Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA) e a Rede GTA (Grupo de Trabalho Amazônico) lançaram nesta segunda, 25, na sede da ADA, em Belém, o Projeto Rede Amazônia Solidária. O projeto tem por objetivo a formação e fortalecimento de empreendimentos populares urbanos e rurais, capacitação dos gestores populares e o fortalecimento das instâncias da sociedade amazônica que atuam na economia popular e solidária.

Com uma estratégia inovadora de articular atores amazônicos em busca da inclusão social, o Rede Amazônia Solidária vai atuar no desenvolvimento social e capacitação empreendedora tendo em vista o fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais – APL´s, através da implementação, formação e incentivo dos comitês de economia solidária nos nove estados da Amazônia Legal.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/4.htm#gtaES

» Regional de Minas promove 1o Encontro de Feiras Livres de Economia Popular Solidária

Fonte: Cáritas Notícias (imprensa@caritasbrasileira.org)

Aconteceu nos dias 13 e 14 de abril, na região metropolitana de Belo Horizonte, o 1o Encontro do Programa Feiras Livres de Economia Popular Solidária, promovido pela Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais. O encontro reuniu agricultores, feirantes e agentes Cáritas das cidades de Brumadinho, Lagoa Grande, Varzelândia, Paracatu, Januária, Virgem da Lapa, Jequitinhonha, Araçuaí e Turmalina. A partir da exibiçao de um vídeo produzido pela Cáritas sobre a feira livre de Turmalina, os participantes trocaram experiencias e discutiram as dificuldades e potencialidades das feiras livres. Durante o evento foram apresentadas propostas dos alunos da escola de design da Universidade Estadual de Minas Gerais para a implementaçao das marcas e das barracas.

Os participantes saíram do encontro com o compromisso e a vontade de levar o que aprenderam para suas comunidades, fortalecendo as feiras existentes e auxiliando na implantação de novas feiras.

» Centro Público de EPS em Belo Horizonte

Fonte: Roberto (amazonia@verdeescola.com.br)

Definiu-se o número de participantes do GT oficial do Centro Público de EPS em BH. Será comoposto por 15 pessoas, distribuídas da seguinte maneira:

6 do GOVERNO (DRT/PBH, etc.)

6 de ENTIDADES

3 de EMPREENDIMENTOS

Foi definido o prazo máximo de 10 de maio para a escolha dos representantes. A primeira reunião deste grupo se dará no dia 12 de maio.

» Criação do Fórum Municipal de Economia Solidária de Teresópolis/RJ

Cerimônia de instalação do Fórum Municipal de Economia Solidária de Teresópolis, com os seguintes objetivos: “organizar e articular em nosso Município e região de forma ampla e transparente as cooperativas, associações, grupos de produção e outros empreendimentos autogestionários da economia solidária, promovendo a intercooperação, a equidade social e econômica, a dignidade humana e a geração de trabalho e renda de modo sustentável”.

Local: Teresópolis / RJ Data: 29 de abril de 2005

Apoio: FCP/RJ – Fórum de Cooperativismo Popular do Estado do Rio de Janeiro, FBES – Fórum Brasileiro de Economia Solidária e ASSURB – Associação dos Usuários da Rodovia BR 116

» Fundos Solidários e Rotativos receberão apoio do Banco do Nordeste e da Senaes

Fonte: Cáritas Notícias (imprensa@caritasbrasileira.org)

Os Fóruns Estaduais da Economia enviarão até o dia 2 de maio ao Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) listas das organizações e comunidades que atuam com projetos de Fundos Solidários e/ou Rotativos (nome, endereço e pessoa responsável) para participar de um programa de apoio do Banco do Nordeste (BNB) e da Secretaria Nacional Economia Solidária (Senaes). Para isso, “é importante que as Cáritas ajudem no levantamento dessas listas e enviem para os Fóruns Estaduais e, por segurança, também para o forum@fbes.org.br“, avisa Ademar Bertucci, assessor da Cáritas. Essas organizações receberão depois correspondência do BNB com orientações para participar do programa.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/4.htm#fundossol

» A necessidade de uma rede global de organizações de finanças sociais para reforçar o setor de finanças sociais

Fonte: Grupo de Trabalho de Socioeconomia Solidária da Aliança 21 (http://www.socioeco.org)

Sumário do seminário com o mesmo nome, atividade organizada conjuntamente por INAISE, RIPESS e grupo de trabalho em Socioeconomia Solidária da Aliança 21 dentro do Fórum Social Mundial.

Baixe o documento completo (em inglês) em: https://bases.alliance21.org/alliance/d/f/1428/1428_ENG.pdf?public=SPA&t=.pdf

» Novos indicadores de riqueza e bem-estar

Fonte: Grupo de Trabalho de Socioeconomia Solidária da Aliança 21 (http://www.socioeco.org)

Estão disponíveis vários documentos (em espanhol, inglês e francês) com reflexões sobre a construção de indicadores sociais de riqueza, baseados em outros critérios que não os simplesmente econômicos. Dentre estes documentos, há os resultados de debates internacionais realizados sobre esse tema no Fórum Social Mundial 2005.

Os documentos se encontram em: http://indicators.socioeco.org/es/documents.php

Notícias gerais

» Crédito Seguro

Caderno Dinheiro – Folha de São Paulo (14 de abril de 2005)

O Instituto Akatu Pelo Consumo Consciente lança no dia 26 de abril o Centro de Referência Akatu pelo Consumo Consciente. O projeto, patrocinado pela Fundação Avina e pela Ford Foundation, visa oferecer ao consumidor, por meio da internet, uma forma de conhecer o que as empresas realizam em responsabilidade social.

Mais informações: www.akatu.net/

» Microcrédito terá R$ 200 milhões

Fonte: Amazonas em Tempo (http://www.emtempo.com.br/)

Em mais uma tentativa de fazer deslanchar o microcrédito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança na semana de 20 de abril o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO). Segundo fontes em Brasília, o programa prevê a injeção de cerca de R$ 200 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) no setor e estabelece em 4% a taxa de juro mensal máxima a ser cobrada do cliente final, os microempreendedores populares.

Na cerimônia de lançamento, o presidente sancionou a lei que cria o PNMPO, aprovada pelo Congresso Nacional. Em um ato simbólico, o presidente fez o primeiro repasse de um banco público para uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) de microcrédito dentro das novas regras. Será um repasse de R$ 300 mil, com desembolso inicial de R$ 50 mil para a VivaCred, do Rio de Janeiro. A idéia inicial era fazer o lançamento na favela da Rocinha, onde a VivaCred possui forte presença, mas por razões de segurança o evento foi transferido para Brasília.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/4.htm#microcredito

» Número de trabalhadores infantis domésticos cai mais de 50% em onze anos

Fonte: Boletim da Cidadania (www.cidadania.org.br)

Em pouco mais de uma década, entre 1992 e 2003, de acordo com monitoramento da Organização Internacional do Trabalho (OIT), baseado em dados do IBGE, a quantidade de meninas e meninos que realizam serviços domésticos em casas de terceiros passou de 882.807 para 414.152.

Leia a íntegra em http://www.cidadania.org.br/conteudo.asp?conteudo_id=4871

» Estão abertas as inscrições para a Mostra de Boas Práticas em Saneamento, do WWF-Brasil

Fonte: WWF-Brasil (http://wwf.org.br)

Estão abertas, a partir de 15 de abril, as inscrições para a Mostra de Boas Práticas em Saneamento lançada pela Campanha Água para a Vida, Água para Todos, do WWF-Brasil, no dia 22 de março (Dia Mundial da Água), que tem por objetivo identificar e divulgar iniciativas modelo – de prestadores de serviço e instituições com experiências saneamento – que propiciem conservação da água, proteção dos mananciais, redução da poluição hídrica, tecnologias que promovam o uso eficiente dos recursos hídricos, acesso a saneamento básico e o envolvimento da sociedade. As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de junho de 2005.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/4.htm#wwf

» Novos conselheiros do CDES: representantes da sociedade

Fonte: http://www.presidencia.gov.br/cdes/

Para mais um mandato de dois anos, os 90 representantes da sociedade civil tomaram posse como conselheiros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na primeira reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) neste ano. Do total de conselheiros, 10 são novos e 80 foram reconduzidos. Quatro novos segmentos ingressaram no Conselho: Indígenas, Portadores de Deficiência, Esportes e Economia Solidária. Para tanto foram nomeados a indígena Joênia Batista, Avelino Ganzer, Adilson Ventura e Paulo Roberto de Freitas (Bebeto) respectivamente.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/4.htm#cdes

» Semana de Ação Mundial diz não ao livre comércio

Fonte: Cáritas Notícias (imprensa@caritasbrasileira.org)

Entre os dias 10 a 16 de abril foi realizado um mutirao em vários Estados brasileiros com o objetivo de enviar cartoes-postais a diversas empresas transnacionais como McDonald’s, Monsanto e Coca-Cola. Os cartoes foram distribuídos em escolas, universidades e sindicatos e dizia “Nao a Alca, a OMC, as grandes empresas estrangeiras, a dívida externa, ao Banco Mundial, ao FMI, ao superávit primário, as privatizaçoes da saúde, educaçao, água e serviços básicos, a violencia das guerras e a militarizaçao”. Mas dizia também “sim a vida digna, a soberania alimentar e dos povos, a reforma agrária, ao direito ao trabalho, a educaçao e saúde pública de qualidade e a moradia para todos e todas”. No dia 15, atos públicos reuniram em média 3 mil pessoas contra as transnacionais e o modelo econômico nas cidades de Sao Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. Diversas entidades promoveram debates sobre o tema. No Rio de Janeiro, a relaçao entre o modelo econômico e a violencia foi discutida diretamente com a populaçao em vários pontos da cidade, como a Favela do Vidigal.

» Cooperativa de produção de Biodiesel

Fonte: Boletim do Frei Sérgio (frei.sergio@al.rs.gov.br)

A Via Campesina realizou um seminário no dia 15 de abril, em Palmeira das Missões, para discutir com cerca de 400 pequenos agricultores e assentados a criação de uma cooperativa de produção de biodiesel na região. Na noite anterior, foi realizada uma reunião com prefeitos e autoridades de 21 municípios da região. Os eventos tiveram as presenças dos representantes do Instituto do Sol, Antonio Iturra e José Bautista Vidal, além de representantes do Banco do Brasil, possível financiador do projeto. Foi tirada uma comissão para encaminhar o processo de constituição da cooperativa. A idéia é inseri-la dentro dos cinco projetos piloto que o Governo Federal está implantando. Uma cooperativa de biodiesel beneficiaria 12 mil famílias de agricultores camponeses da região. O projeto que converte em lei a Medida Provisória do Biodiesel deverá passar por análise na Câmara dos Deputados nesta terça. A MP garante incentivos à produção do Programa Nacional de Uso do Biodiesel no País.

» Acampamento Terra Livre discute principais ameaças aos direitos indígenas no Congresso Nacional

Fonte: Instituto Sócio-Ambiental

As lideranças indígenas presentes à mobilização nacional Terra Livre, que está ocorrendo em Brasília, discutiram na tarde do dia 26 de abril, alguns dos principais projetos que estão tramitando no Congresso Nacional e significam ameaças aos direitos indígenas. O debate foi precedido por uma exposição do assessor jurídico do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Paulo Machado Guimarães.

“Vários dos parlamentares antiindígenas que apoiavam o governo anterior mudaram de lado e estão apoiando este governo também, mas eles não abandonaram as suas posições em relação aos povos indígenas”, avaliou Guimarães. Ele explicou que muitas das propostas que estão tramitando hoje no Congresso e que poderão significar a retirada de direitos indígenas, caso sejam transformadas em Lei, ganharam força recentemente devido à fragilidade da base parlamentar aliada ao Palácio do Planalto. O governo precisa desses grupos para aprovar matérias de seu interesse”.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/4.htm#terralivre

» Projeto de telecentros do Governo Federal exigirá auto-sustentabilidade

Fonte: Tupi Namba (tupi.databa@gmail.com)

Falaí solidários, Liga nós a notícia no jornal “O Estado de São Paulo” do dia 25/4/2005 (cópia abaixo). Tipo: o governo vai distribuir equipamento e conexão pra quem tiver o dom de fazer a correria da inclusão digital e versa um esquema exigido na licitação, tipo um plano de negócios social pro esquema ser auto sustentado. Se, pam, vira misturar no bolinho telecentros de negócios, incubadoras de “lowtecnologia”, capacitação, microempreendedorismo e mídia comunitária. Maluco vai ter que se jogar em monetizar a produção digital de informação, rede ou reputação. Ou esquema de trocas com sistemas monetários alternativos, lets e arranjos produtivos locais.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/4.htm#telecentros

» Cuba realiza Encontro Hemisférico de Luta contra a Alca

Fonte: Cáritas Notícias (imprensa@caritasbrasileira.org)

A luta contra a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e os Tratados de Livre Comércio (TLCs) continua. O IV Encontro Hemisférico de Luta contra a Alca, que acontece de 27 a 30 de abril, em Havana, Cuba, será uma oportunidade de reunir representantes de todos os países do hemisfério para discutir o cenário político da região e estratégias para barrar qualquer acordo ou tratado de livre comércio. “Hoje a luta contra a Alca, os TLCs e o neoliberalismo no Norte, no Centro e no Sul da América demandam estratégias de coordenação, organização e mobilização muito mais complexas e ambiciosas que nos anos anteriores”, revela trecho da carta convocatória para o evento (veja íntegra no site www.jubileubrasil.org.br). O evento está sendo organizado pela Aliança Social Continental, Campanha Continental de Luta contra a Alca e a Aliança Social Continental/Cuba.

Agenda do FBES

» Data limite para entrega de iniciativas de finanças solidárias e fundos rotativos

Para o projeto do BNB/SENAES, devem ser entregues até o dia 2 de maio à secretaria executiva do FBES indicações de iniciativas de finanças solidárias e fundos rotativos na região do semi-árido brasileiro.

» Reunião do GT de Relações Internacionais da Economia Solidária

Quando: 2 a 3 de maio Onde: São Paulo/SP

Pauta: a) Organizar proposta de mesas(s) de debates para o tema Economia Solidária e as negociações do Mercosul, tendo em vista a integração latina do CONE SUL. b) Identificar atores latinos (organizações, redes e representações da Economia Solidária) e dividir tarefas de contatos e convites para as prováveis mesas. c) Discutir participação de autoridades, governos brasileiro e outros em mesa(s) própria(s). d) definir quem irá a POA para acertos de estratégias lógico-operacionais etc. com alguém da SENAES

» Data limite de entrega das 15-20 experiências de Economia Solidária para a campanha nacional

As 5 regiões têm até o dia 9 de maio para entregar, à secretaria executiva do FBES, as indicações de 15-20 experiências de ES escolhidas na IV reunião da Coordenação Nacional. Para cada experiência indicada, devem ser respondidas as questões já enviadas à lista e_solidaria. Para receber novamente as questões a serem respondidas, entre em contato com a secretaria executiva do FBES.

» Reunião da Comissão do Conselho Nacional de Economia Solidária

Data provável: 9 e 10 de maio Onde: Brasília/DF

Pauta: Início da discussão e planejamento estratégico para as conferências estaduais, rumo à Conferência Nacional.

» Reunião do GT de Comunicação da Economia Solidária

Quando: 9 a 11 de maio Onde: Brasília/DF

Pauta: o principal tema de discussão é a Campanha Nacional de divulgação da Economia Solidária: deve-se detalhar o plano de execução e acolher as sugestões de mudanças apresentadas pela Coordenação Nacional do FBES nos dias 22-24 de abril.

» Reunião do GT de Finanças Solidárias da Economia Solidária

Quando: 10 e 11 de maio Onde: Brasília/DF

Pauta: Discussão dos rumos estratégicos do FBES para construção de Programa Nacional de Economia Solidária; encaminhamento da questão dos fundos; participação na audiência com ministro Patrus sobre o fundo da Caixa Econômica Federal.

» Reunião da Feira de Santa Maria

Quando: 11 de maio Onde: Santa Maria/RS

Pauta: Os organizadores da Feira esperam a participação de pelo menos um(a) participante do FBES.

» Data limite para avaliar Termo de Referência dos Centros Públicos de Economia Solidária

Os Fóruns Estaduais têm até o dia 18 de maio para entregarem à secretaria executiva do FBES suas contribuições e avaliação do Termo de Referência dos Centros Públicos de ES que foram entregues na IV Reunião da Coordenação Nacional do FBES.

» Reunião do GT de Políticas Públicas da Economia Solidária

Quando: 18 e 19 de maio Onde: Brasília/DF

Pauta: O principal ponto é fechar, a partir das contribuições dos estados, o Termo de Referência para os Centros Públicos de ES.

Agenda mais ampla

» Seminário Nacional de Economia Popular Solidária

Fonte: Claudia Prates (clauprates@yahoo.com.br)

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul e a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) do Ministério do Trabalho e Emprego, tem a honra de convidá-lo para o SEMINÁRIO NACIONAL DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA a realizar-se no dia 12 de maio de 2005, quinta -feira, na Assembléia Legislativa do RS, das 9h às 21h. O referido evento tem como objetivo debater o tema da Economia Popular Solidária, destacando a sua importância como alternativa de geração de trabalho renda e desenvolvimento local sustentado.

» Seminário em Vitória/ES

“Qualificação Profissional, Microcrédito e Economia Solidária – Elementos para formulação da Política Pública do Município de Vitória”

Onde: Auditório da Findes, Vitória/ES Quando: 04 e 05 de maio

Mais informações: Valdemir Anchesqui (vanchesqui@click21.com.br)

» Fórum Social Mineiro em 2005

Fonte: Dirlene Marques (fsmmg@grupos.com.br)

Data: 15 a 19 de setembro

Local: Complexo da Praça da Estação Ferroviária ( Praça, Espaço Miguilim, Centro Cultural, DA da Engenharia, Serraria Souza Pinto, Teatro Francisco Nunes e Imaco)

» Feira Solidária em Belford Roxo

Fonte: CEDAC – Trabalho e Cidadania

Quando: Dia 1º de Maio de 2005 das 9 às 17 horas

Onde: Comunidade Cátolica São José Operário – bairro Santa Amélia, atrás do posto de gasolina.

Como chegar: para quem vai do Rio de Janeiro, pegar ônibus no terminal rodoviário da Central do Brasil, (empresa Caraveli na quarta plataforma), destino bairro Roncalli, pedir ao motorista pra descer no posto de gasolina do bairro Santa Amélia. A comunidade fica atrás do posto.

Contato: Jânia – Equipe de Organização da Feira ( (21)3772-8278 )

Venha conhecer e adquirir produtos artesanais e alimentação dos grupos populares solidários. Participe!

» Caravana aos cerrados piauienses em maio

Fonte: Cáritas Notícias (imprensa@caritasbrasileira.org)

Durante os dias 19, 20 e 21 de maio, cerca de 50 pessoas ligadas as entidades que atuam na defesa dos cerrados, especialistas e estudantes vão participar da Caravana Agroecológica e pela Cidadania nos Cerrados. Serão visitadas entidades, empresas e comunidades. Os trabalhos culminam com a realizaçao de um Seminário sobre o Ecossistema Cerrado. A atividade é promovida pela Cáritas Brasileira Regional Piauí e demais parcerias. Um dos objetivos é propor políticas públicas que proporcionem qualidade de vida gerando trabalho, renda, cidadania e sustentabilidade na região.

» Marcha pela Reforma Agrária reúne cerca 10 mil trabalhadores

Fonte: Cáritas Notícias (imprensa@caritasbrasileira.org)

No dia 1º de maio, próximo domingo, começa a Marcha Nacional pela Reforma Agrária com um ato público na Praça Cívica da cidade da Goiânia. Está prevista a participação de mais de 10 mil trabalhadores rurais. A saída da marcha de Goiânia rumo à Brasília será no dia 2 de maio. A chegada da Marcha está prevista para o dia 17 de maio na Capital Federal com um ato político na Esplanada dos Ministérios.

calendário da marcha

Dia 1 – Homenagem ao dia do trabalhador com um grande ato político-ecumênico, em Goiânia. Concentração e chegada de todos marchantes.

Dia 2 – Largada da marcha – estádio Serra Dourada, em Goiânia

Dia 5 – Ato político no centro de Anápolis (GO).

Dia 17 – Chegada a Brasília. Largada da passeata – Parque da Cidade. Ato político em frente ao Congresso Nacional.

Oportunidades

» Fundação Banco do Brasil premiará tecnologias sociais para o desenvolvimento sustentável

Fonte: Décio, 19/04/2005 (decioy@gmail.com)

A Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Petrobras, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e a PricewaterhouseCoopers, abriu o período de inscrições para a terceira edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, que vai até o dia 30 de junho. O concurso tem o objetivo de identificar e selecionar soluções efetivas de transformação social aplicadas com sucesso em uma determinada comunidade e com possibilidade de reaplicação, em escala, em qualquer outra região do país. No total, serão distribuídos oito prêmios, no valor total de R$400mil.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/4.htm#premioTS

» MCT destina R$ 36 milhões para projetos de inclusão social

Fonte: Ricardo Costa (ricardo@capina.org.br)

O Ministério da Ciência e Tecnologia destinou R$ 36 milhões para apoiar projetos voltados à inclusão social na área de ciência e tecnologia.

Os recursos – vindos dos Fundos Setoriais – serão repassados aos projetos por meio de nove editais, que pretendem estimular o desenvolvimento de pesquisa e tecnologia em áreas como: agricultura familiar, água, alimentação humana e animal, tecnologias sociais para catadores de material reciclável, tecnologias assistivas para idosos e portadores de deficiência, entre outras. A novidade é que os editais estão abertos às organizações do Terceiro Setor. Elas poderão apresentar, em articulação com instituições de pesquisa, propostas para concorrer aos recursos anunciados, nas áreas de cada edital (leia abaixo).

O destaque fica para a extensão universitária, que terá R$ 22 milhões do total de investimentos, levando adiante o compromisso do MCT de aproximar, cada vez mais, o conhecimento produzido nas universidades e o atendimento às carências da população. As entidades da sociedade civil organizada vêm trabalhando bastante este tema, de modo a ampliar o diálogo entre os saberes (científicos e populares) e construir soluções participativas para as demandas sociais. Os editais voltados à inclusão social reforçam esses canais e o direito do Terceiro Setor a candidatar suas propostas na área de C&T.

Vale lembrar que essa conquista também é fruto da mobilização das entidades da sociedade civil organizada para que sejam reconhecidas como produtoras de conhecimento. Conheça os editais:

  • Pesquisa, desenvolvimento e extensão de sistemas agroecológicos: R$ 4 milhões; agência: CNPq.
  • Programa da Vida – Extensão para temas relacionados à água, alimentação humana e animal: R$ 10 milhões; agência: CNPq.
  • Programa de redução e valorização de resíduos (catadores): R$ 4 milhões; agência: CNPq.
  • Popularização da ciência – olhando para a água: R$ 1 milhão; agência: CNPq.
  • Programa para pessoas portadoras de deficiência e idosos: R$ 4 milhões; agência: Finep.
  • Programa do Biodiesel: R$ 3,5 milhões.
  • Rede nacional de capacitação e extensão tecnológica em saneamento ambiental: R$ 4 milhões; agência: Finep.
  • Segurança de barragens: R$ 1,5 milhão; agência: Finep.
  • Aqüicultura: R$ 1 milhão; agência: Finep.

Mais informações em: www.cnpq.br, www.finep.gov.br ou www.itsbrasil.org.br

» Governo seleciona projetos para geração de trabalho e renda

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (www.mds.gov.br)

Beneficiários do Bolsa Família, pequenos agricultores, portadores de necessidades especiais e de catadores de materiais recicláveis poderão integrar projetos de economia solidária de geração de emprego e renda. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, e a Caixa Econômica Federal, lançou no dia 25 de abril chamada pública destinada a selecionar propostas inovadoras destinada à criação de cooperativas ou associações de produção de bens ou alimentos, comercialização de produtos e prestação de serviços.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/4.htm#editalMDS

» V concurso de Empreendimentos Produtivos liderados por mulheres

Fonte: Rede Mulher de Educação (rdmulher@redemulher.org.br)

O prazo de inscrição para o V Concurso de Empreendimentos Produtivos Liderados por Mulheres, patrocinado pela REPEM e organizado no Brasil pela Rede Mulher de Educação se encerra no próximo dia 10 de maio (vale a data do carimbo do correio). Não deixem para a última hora! Esperamos a participação de muitas mulheres empreendedoras de todo o país!

» Edital de seleção para contratação de pessoal

O Centro Feminista 8 de Março, ONG feminista que contribui com o fortalecimento das mulheres seja em sua auto-organização seja no acesso ao mercado de Trabalho – está contratando uma profissional com graduação em Ciências Sociais, Serviço Social e/ou Agronomia com área de concentração em sociologia rural, para trabalhar na assessoria a Auto-organização de mulheres em diferentes estágios de organização política.

Temos como objetivo desenvolver um trabalho na perspectiva de:

a) Assessorar a auto-organização em grupos de mulheres na área rural, bem como nos espaços mistos, como Sindicatos e Associações nas temáticas de organização e formação política feminista;

b) Garantir e fortalecer a participação das mulheres nesses grupos, em redes e fóruns de articulação política e em espaços que desenvolvam economia solidária em nível local, estadual e nacional;

c) Fortalecer a relação recíproca entre grupos de mulheres, movimentos sindicais, sociais e popular, e ONGs do campo democrático e popular, integrando as ações estaduais e regionais com iniciativas nacionais e internacionais, que visem o fortalecimento de propostas alternativas de transformação social.

Perfil da profissional a ser contratado/a

· Ter experiência e/ou conhecimento trabalho com a auto-organização de mulheres no meio rural;

· Ter conhecimento e prática na construção do feminismo;

· Ter conhecimento e prática na Agricultura Familiar;

· Atuação nos movimentos sociais

· Ter experiência e/ou conhecimento em trabalho de educação popular;

· Ter conhecimento e/ou experiência com trabalho junto aos movimentos sociais;

· Capacidade de sistematização e elaboração de materiais pedagógicos;

· Disposição para trabalhar em equipe;

· Conhecimentos de informática;

· Disponibilidade de 40h, inclusive para viagem e para trabalhar em finais de semana.

· Ter Conhecimento e concordância com a proposta política-metodológica do CENTRO FEMINISTA 08 DE MARÇO

Condições de Trabalho e Remuneração

· Contratação de experiencia por três meses e após o estágio com Carteira Profissional de Trabalho assinada;

· Bom ambiente de trabalho;

· Vale alimentação;

· 40 horas semanais;

Remuneração: Salário bruto: R$ 1. 482,10

Processo de Seleção

· Recebimento de Currículos do o dia 20 de abril à 10 de Maio de 2005.

· Divulgação dos currículos selecionados para entrevista: dia 15 de maio de 2005.

· Entrevista dia 16 a 20 maio de 2005, divulgação em 26 de maio e contratação em 1° de Junho.

Endereço para Envio dos Currículos:

Rua Dioniso Filgueira, 519 – Centro Mossoró-RN, CEP: 59.610-090

Telefone: (84) 316.1537 ou Correio Eletrônico: cf8@cf8.org.br

Observação importante: Favor enviar nome e contatos de referências profissionais/pessoais.

» Prêmio Internacional Libertador ao Pensamento Crítico

Fonte: “En Defensa de la Humanidad” (edhcuba@min.cult.cu)

El Ministerio de la Cultura de la República Bolivariana de Venezuela hace pública la presente convocatoria, con carácter internacional, para el Premio Libertador al Pensamiento Crítico, el cuál se regirá por las siguientes bases:

PRIMERA Se entiende por obra de pensamiento crítico, a efectos de la presente convocatoria, a toda aquella obra escrita que, de una u otra manera, desde una posición comprometida con la defensa de la humanidad y desde la perspectiva de que otro mundo mejor es posible, analice críticamente la realidad del mundo contemporáneo, en forma global o sectorial, en cualquiera de los campos de la actividad social. Así la guerra, la economía, la política, la democracia, la relación con la naturaleza, los derechos humanos, los derechos de los pueblos, la integración de los países, el racismo, el imperialismo, son temas, entre otros, que pueden ser objeto de ese ejercicio de pensamiento crítico.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/4.htm#premiolibertador

Aconteceu

» Evento do FEES do Pará

Fonte: Adriana Carneiro ( (91)4008.56.27 )

Ocorreu solenidade de lançamento do Projeto “Desenvolvimento Social e Capacitação Empreendedora para fortalecer os Arranjos Produtivos Locais da Amazônia”, uma parceria do Fórum Paraense de Economia Popular e Solidária, entidades da sociedade civil, Grupo de Trabalho Amazônico e financiamento da ADA, ocorrido no dia 25 de abril em Belém/PA.

Reflexões e artigos

» Método de um Seminário sobre Movimentos Populares e Economia Solidária

Autor: Marcos Arruda – PACS, 19/4/2005 (marruda@pacs.org.br)

O objetivo desta ficha é compartilhar o caminho que utilizei para realizar um seminário com 110 pessoas, durante dois dias inteiros. Promovido pela organização-irmã do PACS, o Cefuria, em Curitiba, versou sobre o tema: “Os movimentos sociais dos anos 90 para cá e sua relação com a Economia Solidária”. Os bons resultados se devem à proporcionalidade de conseguimos entre as várias atividades que introduzimos no programa do seminário.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/4.htm#metodoseminarioES

» Os Clubes de Trocas Solidárias como forma de Inclusão Social

Autor: Luis Paulo Arena Alves (luispaulo@amencar.org.br)

Neste ano de 2005, a AMENCAR, conforme estabelecido no Programa de Geração de Trabalho e Renda, dentro da perspectiva da Economia Popular e Solidária, visando potencializar o trabalho com as famílias e comunidades, elaborou um Áudio Visual de 11 minutos sobre o processo didático do funcionamento dos Clubes de Trocas no Estado do Rio Grande do Sul. Clube de Trocas Solidárias é a união de pessoas que se encontram para trocar produtos e oferecer serviços, usando uma moeda social. Este instrumento fortalece relações solidárias e estimula o fluxo econômico local e, dentro da noção de Economia Solidária, seu foco abarca diversas práticas.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/4.htm#amencar

» Histórico e potencial das trocas solidárias no Brasil

Autor: Carlos Henrique (clubedetrocas@ig.com.br)

Estamos conversando com vários empreendimentos solidários, apresentando uma proposta de construção de uma Rede de Trocas Entre Empreendimentos Solidários na Cidade de São Paulo e grande São Paulo. Dentro desta proposta, estamos orientando os empreendimentos solidários que aderirem a esta proposta, para que ofereçam dentro da rede apenas uma parte de suas produções de produtos, serviços e saberes, podendo ser explorado a capacidade ociosa do empreendimento solidário. Por exemplo, fizemos um contato com o Centro de Formação Profissional Padre Leo Commissari, entre os 36 empreendimentos que o Centro acompanha, além dos 300 alunos da escola.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/4.htm#trocassol