Boletim do Fórum Brasileiro de Economia Solidária

número 1 – primeira quinzena de março de 2005

Como se inscrever/desinscrever

Para passar a receber quinzenalmente este boletim ou para se desinscrever, vá para a seguinte página: www.fbes.org.br/maladireta.

Apresentação

A secretaria executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária começa, a partir desta semana, a enviar este pequeno boletim periodicamente com novidades relacionadas à Economia Solidária no país. Esperamos assim contribuir de alguma maneira na disponibilização de informações para dentro e para fora do movimento.

Para que realmente seja um veículo de transmissão do que ocorre e do que se pensa nesta área, é fundamental que cada empreendimento, entidade, órgão público ou fórum estadual contribua com informações de suas regiões e grupos. Para isso, basta enviar uma mensagem para o endereço maladireta@fbes.org.br que nós incluiremos no número seguinte. Este mesmo endereço serve para recebermos críticas e sugestões de alterações: já que o trabalho está começando, qualquer idéia ou crítica será muito bem-vinda!

A intenção é produzirmos um pequeno boletim a cada duas semanas, apresentando um cabeçalho e texto introdutório de várias notícias com links para que seja possível lê-las inteiramente. Algumas notícias serão reproduzidas integralmente, mas serão minoria.

É possível incorporar-se à mala-direta ou desligar-se da mesma escrevendo para maladireta@fbes.org.br e fazendo o pedido. Sinta-se à vontade para repassar o boletim, e indicar a conhecidas/os a maneira de se cadastrar na mala-direta.

Boa leitura!

Notícias

»  Governo lança campanha de acesso ao crédito para trabalhadoras rurais

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lançou hoje (08.03) a campanha Crédito para a Igualdade das Mulheres Rurais. A campanha, iniciada no assentamento Milagre, em Apodi (a 353 km de Natal – RN), faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher. A intenção do governo é divulgar os programas já existentes de acesso ao crédito para o público feminino, como o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/1.htm#credito

»  Perfil dos Conselhos Jovens de Meio Ambiente

O resultado da pesquisa “Perfil dos Conselhos Jovens de Meio Ambiente” já está disponível no sítio http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/sibea/index.cfm na barra de rolagem à esquerda do vídeo entrar em “Resultados da Pesquisa para Integrantes do Conselho Jovem”. Pode ser interessante para ajudar nas reflexões sobre o Conselho Nacional de Economia Solidária.

»  Instituto Telemar abre inscrições para projetos sociais em 2005

O Instituto Telemar abre hoje, quarta-feira, dia 16, inscrições para o “Novos Brasis”, programa de apoio e parceria para projetos sociais em 2005. As inscrições devem ser feitas até 16 de março pelo site www.institutotelemar.org.br .

»  Bancos Comunitários têm braço longo o suficiente para chegar aos mais pobres

Fonte: Núcleo de pesquisas da Radiobrás: www.radiobras.gov.br

Para Joaquim Melo, membro da equipe de gestão do Banco Palmas do Ceará, somente os bancos comunitários possuem agilidade necessária e braço longo o suficiente para chegar aos mais pobres pois, só eles, têm a liberdade de agir sem burocracia, com taxas de juro e análises cadastrais suportáveis. São eles que têm coragem suficiente para correr riscos de investir nos pobres e a ousadia para construir redes de economia solidária operando com moedas alternativas e mecanismos de solidariedade que desafiam a competição capitalista.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/1.htm#radiobras1

»  Banco comunitário promove inclusão sem gerar dependência

Fonte: Núcleo de pesquisas da Radiobrás: www.radiobras.gov.br

Em Paracuru, município com 30.000 habitantes, localizado a 84 km da capital Fortaleza, no Ceará, a prefeitura municipal transformou a política pública de distribuição de cestas básicas em investimento na comunidades de Nova Esperança e Riacho Doce, através de um banco comunitário – o Banco PAR. Inaugurado em setembro de 2004, o Banco PAR é uma iniciativa da prefeitura em parceria com o Instituto Banco Palmas – o banco comunitário dos moradores do Conjunto Palmeira, favela localizada no sul da capital Fortaleza.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/1.htm#radiobras2

»  Lula participa de reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Fonte: Luiza Damé, Jornal O Globo

BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa na manhã desta quinta-feira da 11ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). “Perspectivas 2005: Oportunidades de Desenvolvimento” é o tema da reunião, que terá palestras dos ministros Antônio Palocci (Fazenda), Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento) e José Dirceu (Casa Civil). Na reunião serão empossados 90 representantes da sociedade civil para mais um mandato de dois anos no CDES, sendo 10 recém-nomeados e 80 reconduzidos. Quatro novos segmentos passarão a ter representantes no conselho: índios, portadores de deficiência, esportes e economia solidária.

A ampliação da participação da sociedade no CDES é fundamental ao sucesso da elaboração da Agenda Nacional de Desenvolvimento, iniciativa em construção pelo CDES, com metas e ações para o desenvolvimento com inclusão social – afirma o ministro do CDES, Jaques Wagner.

Reflexões

»  A águia e a macroeconomia (Leonardo Boff)

Há anos quando escrevi o livro A águia e a galinha, uma metáfora da condição humana estudei a fundo o comportamento das águias. E percebi que nele há grandes lições que podemos aplicar a situações atuais. Hoje me proponho recolher uma delas que não pôde ser explorada no referido livro: a forma como as águias ensinam seus filhotes a ser autônomos e a voar com suas próprias forças.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/1.htm#boff

»  Crédito ou Desenvolvimento? Que Desenvolvimento? (Ademar Bertucci)

Vez ou outra as preocupações com a Economia Solidária ficam restritas às questões do crédito, do microcrédito, do financiamento dos empreendimentos. Ainda que o crédito seja fundamental, é insuficiente para pensarmos a economia solidária. E nesse sentido, eu gostaria de tentar refletir sobre o outro lado, que é o lado da cidadania, é o lado do sujeito, é o lado do protagonismo.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/1.htm#bertucci

»  Desenvolvimento Local e Economia Solidária – Proposta de Políticas Públicas Municipais

Junho de 2001, pela ADS/CUT

A forte crise econômica e social provocada pelo processo de globalização e de estagnação econômica pressiona os governos municipais a adotarem políticas de desenvolvimento das economias locais. A economia solidária, entre outras políticas, tem se mostrado um importante mecanismo de combate ao desemprego e à exclusão social. A Agência de Desenvolvimento Solidário, com o objetivo de gerar novas oportunidades de geração de trabalho e renda em empreendimentos econômicos solidários e contribuir com a construção de alternativas de desenvolvimento, considera o espaço local e as prefeituras municipais elementos fundamentais de um processo de mudança.

Para obter a íntegra do documento, escreva para: adsmg@ads.org.br

Aconteceu

»  Governo e sociedade civil constroem novo espaço de dialogo sobre a economia solidária

Fonte: Núcleo de pesquisas da Radiobrás: www.radiobras.gov.br

Reunidos em uma videoconferência durante três horas, na tarde de do dia 21 de fevereiro, duzentos representantes do Fórum Brasileiro da Economia Solidária de 23 estados da federação e membros do governo federal, representado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES, debateram a implantação do Conselho Nacional da Economia Solidária.

O Conselho, criado em 2003 pelo Presidente da República através da Lei n. 10.683, atende a uma reivindicação dos empreendedores e entidades de fomento e assistência técnica da economia solidária e servira de canal de diálogo e de participação da sociedade civil na definição e implementação de políticas públicas para um setor da economia que, segundo estimativas da SENAES, envolve mais de 28 mil empreendimentos e emprega cerca de 30% da força de trabalho, movimentando aproximadamente 30% da riqueza nacional.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/1.htm#radiobras3

»  Reunião do Conselho Interlocutor do FBES

Nos dias 25 a 27 de fevereiro deste ano realizou-se a III reunião do Conselho Interlocutor do Fórum Brasileiro, junto à SENAES, em Brasília/DF. Os principais objetivos foram: apresentação do plano de ação da Secretaria Nacional de Economia Solidária; e discutir e deliberar sobre a agenda do Fórum Brasileiro de Economia Solidária para 2005.

Para receber o documento-síntese dos encaminhamentos, escreva para: forum@fbes.org.br

II Assembléia de lutadores e lutadoras do povo

Entre os dias 3 e 6 de março, na cidade de Goiânia, reuniram-se 223 lutadores e lutadoras do povo, oriundos de vinte estados, para debater a situação brasileira, as tarefas para o período que se inicia e o futuro da Consulta Popular. Não foi um evento isolado. Desde 1995, muitos desses lutadores, entre outros, acompanham com grande preocupação os rumos da esquerda brasileira. Em dezembro de 1997, realizamos em Itaici uma primeira conferência, na qual nasceu a Consulta Popular, que desde então, com acertos e erros, constituiu um pólo de reflexão e de prática.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/1.htm#assembleia

»  Ato Público em Belo Horizonte

As pessoas abaixo relacionadas, devidamente cadastradas nas entidades que apóiam e promovem a Economia solidária, e expositoras na feira de produtos artesanais da avenida Afonso Pena, demonstraram seu espírito de solidariedade para com os demais expositores, estando presentes no ato público ocorrido na manhã do dia 06/03/2005 na Av. Afonso Pena, Belo Horizonte/MG, com intuito de garantir que se cumpra o compromisso firmado.

Na oportunidade, a Rádio Itatiaia divulgou nota, pela manhã, sobre o movimento dos artesãos. No local, foi colado faixas do Fórum da economia Popular solidária, bem como faixa preparada pelos próprios artesãos.

Leia a íntegra em: http://www.fbes.org.br/boletins/1.htm#atobh

»  Encontro sobre Centro Público de Economia Solidária em BH

Dia 9 de março em Belo Horizonte/MG, com objetivo de clarificar, dimensionar e otimizar o espaço.

»  “Bate Papo sobre Economia Solidária” e “Atividades práticas de Economia Solidária no Festival de Boas-Vindas 2005 na FEA-USP”

Dias 10 e 11 de março na FEA-USP

Feira de Trocas; Produtos Solidários; Transporte Solidário na USP; Publicações; Oficinas, depoimentos e debates sobre: Finança Solidárias, Consumo Solidário, Clubes de Trocas, Cooperativismo, Incubação, Autogestão.

Realização: Associação Universitária de Apoio à Educação de Jovens e Adultos (ALFA-JÁ: www.alfausp.org.br) e Incubadora Tecnológica de Cooperativas da USP (ITCP-USP)

Agenda

Planejamento da I Marcha pela democratização da mídia na Baixada Santista

O Centro de Imprensa Alternativa, projeto da ong Barracão para Mamulengo e do DA Facos, convoca todos os representantes de entidades e movimentos sociais da Baixada Santista a participarem de reunião de planejamento da I Marcha Pela Democratização da Mídia na Baixada Santista, a ser realizada no dia 12 de março, sábado, às 14 horas, na sede do DA Facos, que fica na Rua Piauí, 14, Pompéia, Santos. A Manifestação faz parte da programação de aniversário do CIA e está prevista para ser realizada no dia 1º de abril, sexta-feira, Dia da Mentira. Contamos com a presença de todos para unirmos nossas bandeiras pela luta desse direito básico que é a Comunicação.

Fonte: Carlos Gustavo Yoda (Centro de Imprensa Alternativa, yoda_sv@uol.com.br)

Homenagem

A MULHER. A MULHER. A MULHER. A MULHER. A MULHER



“É como se todas as vozes que por muito tempo se calaram entrassem em perfeita sintonia para cantar uma canção antiga que vem ascender o fogo dentro das nossas memórias mais profundas, lembrando quem realmente somos.”



A MULHER. A MULHER. A MULHER. A MULHER. A MULHER



por: verdeescola (amazonia@verdeescola.com.br)