Fonte: Adital Notícias (www.adital.com.br)

Em reunião com o presidente venezuelano Hugo Chávez, no dia 05 de agosto, trabalhadores das Fábricas Ocupadas Cipla/Interfibra, Profiplast (Joinville/Santa Catarina) e Flaskô (Sumaré/São Paulo) iniciaram negociações com o governo, em Caracas. O encontro diz respeito à compra de matéria-prima para a produção das empresas, exportação de tecnologia e produção de tubos da Interfibra para campos petrolíferos e assim como para a produção de casas populares.

De acordo com Onírio Martins, coordenador comercial da Cipla, esse acordo de importação de matéria-prima possibilitaria dobrar a produção da linha consumo e traria novas perspectivas na linha indústria. Gilberto Fernandes, gerente de produção da empresa, ressalta: “vamos deixar claro que este intercâmbio beneficiará, também, outras fábricas em recuperação e portanto ajuda na geração de mais empregos”.

A negociação se concretizou em uma reunião com o próprio presidente Chávez. Os contatos já estavam sendo realizados pela Comissão das Fábricas com o Cônsul Jorge Durán Centeno, desde meados do ano passado, e prosseguiram neste ano através do Ministério do Trabalho da Venezuela. A idéia do presidente venezuelano, assim como dos trabalhadores, é fortificar a soberania da Venezuela e manter os postos de trabalho das Fábricas Ocupadas.

“Com nossa luta e nossa capacidade tecnológica e de produção, queremos ajudar na defesa da soberania do povo venezuelano. E no governo Chávez temos encontrado a solidariedade e uma disposição de ajudar que é muito importante para salvar todos os empregos.”, diz Serge Goulart, coordenador dos Conselhos das Fábricas Ocupadas e administrativo da Cipla/Interfibra.

A reunião com o presidente Chávez aconteceu no Palácio Presidencial Miraflores, em Caracas. Estiveram presentes lideranças do Movimento de Fábricas Ocupadas da Argentina e Uruguai, o presidente da Petroquímica da Venezuela (Pequiven) Saúl Ameliach, a ministra do Trabalho, María Cristina Iglesias, além de Serge Goulart, Onírio Martins e Gilberto Fernandes, do Brasil.