Fonte: Jornal local de Pernambuco
Como estratégia de fortalecer o desenvolvimento das ações do Fórum de Economia Popular e Solidária em Pernambuco, foram criados elos regionais, localizados na RMR, agreste, Matas Sul e Norte e Sertão do Pajeú.
No elo do Sertão do Pajeú, entre os dias 3 e 5 de junho, foi realizado o I Festival de Economia Popular e Solidária do Pajeú organizado junto à III Semana do Meio Ambiente. Esse festival, já promovido no Recife, em 2003 e 2004, é uma das ações executadas pelo Fórum de Economia Popular e Solidária de Pernambuco (Fórum de EPS/PE). No evento do Pajeú, o Fórum recebeu o apoio da SENAES, do Sebrae, da Fundação Banco do Brasil, do Projeto Dom Hélder Câmara, da Casa da Mulher do Nordeste, da Diaconia e da Prefeitura de Afogados da Ingazeira.
Três mil pessoas de treze municípios de Pernambuco participaram do festival, que teve como pontos estratégicos de debate a importância da participação das mulheres no processo de construção de uma economia solidária, a certificação de produtos, o meio-ambiente e a valorização da cultura local.
O Fórum Estadual de EPS de Pernambuco foi criado com o intuito de articular e mediar a participação dos(as) interessados(as) na construção do processo de uma Economia Solidária. A Política Estadual de Fomento à Economia Solidária tem por principais objetivos gerar trabalho e renda; propiciar a organização, a formalização e o registro de empreendimentos da economia popular e solidária; reduzir a vulnerabilidade e prevenir a falência dos empreendimentos; articular os empreendimentos com o mercado e tornar suas atividades auto-sustentáveis, dentre outros.
Um dos pontos altos do festival foi a riqueza da diversidade cultural da região: o reisado, o xaxado, o côco e outras. A programação do festival contou também com uma feira de artesanato e de agroecologia, além de uma praça de alimentação. O destaque do evento foi a participação das mulheres, tanto na organização quanto na realização das atividades.