Autora: Irmã Lourdes Dill – Coordenadora do Projeto Esperança/ Cooesperança e da Comissão Organizadora dos Eventos

“MUITA GENTE PEQUENA, EM MUITOS LUGARES PEQUENOS, FAZENDO COISAS PEQUENAS, MUDARÃO A FACE DA TERRA” (Provérbio Africano)

Santa Maria, da Boca do Monte no Coração do Rio Grande do Sul, teve a alegria de sediar os grandes Eventos Nacionais e Internacionais do Cooperativismo e da Economia Solidária: 12ª FEICOOP – Feira Estadual do Cooperativismo, 1ª FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DOS PAÍSES DO MERCOSUL, 4ª Feira Nacional de Economia Solidária, 5ª Mostra da Biodiversidade

Muitas foram as lições que estes eventos nos ensinaram. Destaco algumas que contribuíram com a grandeza e “OUSADIA PROFÉTICA” nestes importantes Eventos:

1- O “MUTIRÃO DA SOLIDARIEDADE”, a preparação de mais de 30 Comissões entre os Empreendimentos Solidários, a Equipe do PROJETO ESPERANÇA/COOESPERANÇA da Diocese de Santa Maria, todas as Secretarias da PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA, outras Entidades e os Setores do Governo Federal, e pessoas voluntárias que se comprometeram com os Eventos, envolvendo mais de 1.000 pessoas na preparação e articulação dos Eventos.

2- Foi impressionante a representatividade nos Eventos que trouxe para Santa Maria, representantes de 17 Países, 23 Estados Brasileiros, mais de 600 Empreendimentos, articulados com mais de 225 Entidades e Organizações apoiadores e em Rede, Municípios com mais de 500 variedades de Sementes Crioulas e mais de 3.450 Produtos pela Economia Solidária da Agricultura Familiar, do Brasil e do MERCOSUL. É com muita alegria que afirmamos que as grandes Lições da Economia Solidária que fizeram com que muitas pessoas se sensibilizaram, mudando os seus Paradigmas e fortalecendo os seus Conceitos em favor da SOLIDARIEDADE, COOPERAÇÃO, ORGANIZAÇÃO, BEM COMUM e de um Novo Modelo de Desenvolvimento Sustentável, de Geração de Trabalho, Renda e Inclusão Social e de um Novo Projeto de Sociedade Justa, Frater na e Solidária.

3- Os importantes debates através dos dois (2) grandes Seminários, 20 Oficinas Temáticas, 5 Oficinas Permanentes mais de 50 apresentações Culturais no palco e a troca de experiências que fortalecem importantes debates entre os Empreendimentos, Consumidores/as e Visitantes.

4- A Oferta de uma grande variedade de produtos sadios, sem agrotóxicos, sem produtos Químicos e sem Transgênicos.

5- A oferta gratuita da Água de mais de 10.000 copos de água gratuitamente distribuído pela CORSAN, como “UM PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE”. A água não é mercadoria e sim um Bem Universal da Humanidade. Ela não deveria ser comercializada, deveria ser doada.

6- Outros importantes eixos, também foram as temáticas como: . A Biodiversidade, as Culturas: AFRO, POVOS INDÍGENAS, Reforma Agrária (MST), Catadores(as), Artesanato, Agroecologia, Espaço Cultural e por ” UM MUNDO SEM TABACO” e a grande articulação entre os participantes.

7- A FEIRA cresceu mais de 1000% desde o seu início. Os rumos que ela está tomando vai se encaminhando para um FÓRUM SOCIAL MUNDIAL de Economia Solidária, Agricultura Familiar e um Novo Cooperativismo Possível, na certeza de que “UMA OUTRA ECONOMIA ACONTECE”. Um grande reconhecimento por todos os que contribuíram na organização destes importantes Eventos. Muito, Muito, Muitíssimo Obrigada !

Alguns números gerais

· ESTADOS: São Paulo, Santa Catarina, Ceará, Amapá, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Rondônia, Alagoas, Acre, Paraná, Maranhão. Rio Grande do Sul, Bahia, Brasília, Distrito Federal, Amazônia e o Pará.

· PAÍSES: Uruguai, Argentina, Paraguai, Venezuela, Nicarágua, México, França, Chile, Perú, Espanha, Bélgica, Estados Unidos, Equador, Bolívia, Colômbia, Alemanha e o Brasil.

· CARAVANAS: 47 Caravanas dos Municípios, Estados do Brasil e dos Países do MERCOSUL.

· APLICAÇÃO DA RENDA DA FEIRA: Aos Grupos Expositores, Cooperativas, Associações e com uma porcentagem de 5 % para a organização dos Eventos e a melhoria da Feira Anual, com Gestão Participativa Solidária e Transformadora.

· Nº DE PESSOAS: que circularam durante os dias da FEIRA e nos Eventos promovidos durante a FEIRA +/- 66 mil pessoas. (Conforme levantamento da Brigada Militar).

· OUTROS BENEFÍCIOS PARA A CIDADE DE SANTA MARIA : Apoio para a Mídia, Hotéis, Comércio, Ônibus, Táxi, Moto-Táxi, Correio, Restaurantes, Livrarias e divulgação do trabalho da cidade, entre outros benefícios, como o Cooperativismo, a Economia Solidária e a Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Sustentável. . APLICAÇÃO DA RENDA DA FEIRA: Aos Grupos Expositores, Cooperativas, Associações e com 5% porcentagem para a organização dos Eventos e a melhoria da Feira Anual, com GESTÃO PARTICIPATIVA, SOLIDÁRIA e TRANSFORMADORA.

· 13ª FEIRA ESTADUAL DO COOPERATIVISMO E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA DE 2006. 2ª FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DO MERCOSUL – Dias 07, 08 e 09 DE JULHO DE 2006. ( 3 Dias completos)

Alguns números mais detalhados:

· Nº de Empreendimentos Solidários e Expositores: 512 Empreendimentos Solidários.

· Nº de Empreendimentos Participantes nos Debates e Organização dos Eventos: mais de 100 Empreendimentos.

· Total de Empreendimentos presentes: +/- 600 Empreendimentos

· Nº de Empreendimentos representados pelas Redes de Articulação representados na Feira: + de 1.000 Empreendimentos do RS, Brasil e do Mercosul.

· Nº de Pessoas representadas pelos Empreendimentos presentes: + 400 mil pessoas.

· Nº de Entidades representadas: +/- 225 Entidades parceiras, apoiadoras, e articuladoras dos Eventos.

· Nº Produtos comercializados em grande variedade: +/- 3.450 produtos.

· Nº Sementes Crioulas da Mostra da Biodiversidade: +/- 500 tipos de Sementes.

· Nº Municípios representados do RS, do Brasil e do Mercosul: 221 Municípios

· Nº Estados representados do Brasil e do Mercosul: 23 Estados

· Nº de Países representados: 17 Países

· Nº de Dioceses representadas: 31 Dioceses do Brasil

· Nº de pessoas que participaram dos 2 Seminários, 20 Oficinas Temáticas e 5 Oficinas Permanentes: +/- 8.000 (oito mil pessoas), ao longo dos dois dias e dos importantes Eventos Culturais no Palco da Feira.

· Nº de Cáritas Regionais do Brasil e do Mercosul representadas:

Cáritas Regional – RS: 14 Dioceses

Cáritas Brasileira (Diocesanas): 17

Cáritas Mercosul: 03 Países

Total de Representação da Cáritas: 34 Entidades Membros da Cáritas Brasileira.

· Universidades representadas: 20 Universidades do Brasil e do MERCOSUL

· Seminário Internacional de Economia Solidária e do Mercosul: 1 Seminário

· Seminário da Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Agroecologia: 1 Seminário

· Nº de Pessoas que circularam nos Eventos: +/- 66.000 pessoas, conforme avaliação técnica da Brigada Militar.

· Nº de Caravanas: 47 caravanas do RS, Brasil e do MERCOSUL.

· Nº de Veículos de Comunicação transmitiram ao vivo a abertura, de um total de +/- 40 veículos de comunicação de todo Brasil e do Mercosul que divulgaram os Eventos:

– 12 Rádios de Santa Maria e de 1 de Júlio de Castilhos

– 2 Canais de TV e a gravação da TV OVO.

– 7 Jornais presentes na abertura da Feira.

– 3 Canais de Net (Santa Maria)

– 2 Jornais do MERCOSUL.

· Nº de Entidades que assumiram a Coordenação do ATO pela PAZ: 65 Entidades, entre elas as Escolas Municipais, Estaduais, Particulares e outras Entidades, como Movimento Santa Maria pela PAZ, MOBREC, 8ª CRE e Secretaria Municipal de Educação, Paróquias, Comunidades, Pastorais e Movimentos.

Dados dos eventos do cooperativismo e da agricultura familiar e da economia solidária

As Despesas Gerais na Organização dos Eventos do Cooperativismo, da Economia Solidária, Agricultura Familiar, Agroindústria Familiar, com toda a infra-estrutura e área coberta de 11.400 mt2, Lonões, Pirâmides, Stands, Material Gráfico, Jornal, Divulgação e muitas outras despesas que giraram em torno da +/- R$ 300.000,00 (trezentos mil reais).

Comercialização dos produtos dos empreendimentos da Economia Solidária

O valor comercializado pelos Empreendimentos do Cooperativismo e da Economia Solidária, incluindo as refeições, sucos, lanches, foi de +/- R$ 498.000,00 (quatrocentos e noventa e oito mil reais), das quais 5%, ficou para as despesas fixas da feira. O restante é dos Empreendimentos que a cada Evento destes melhoram e qualificam o seu trabalho com Divulgação e Comercialização.

As despesas fixas como (hotéis, hospedagem, táxis, moto-táxi, passagens aéreas, passagens: interestaduais e intermunicipais, vales transportes, alimentação, ônibus de expositores, caravanas, materiais de consumo, divulgação, mão de obra) e muito mais girou em torno de R$ 200.000,00 (Duzentos Mil Reais).

Valor total movimentado

O valor movimentado em torno dos Eventos do Cooperativismo e da Economia Solidária, entre despesas, comercialização, viagens dos participantes, expositores, palestrantes e caravanas foi de ± R$ 986.000,00 (novecentos e oitenta e seis mil reais).

Entidades promotoras e apoiadoras|| . Diocese de Santa Maria – Santa Maria/RS – Brasil

· Projeto Esperança/ Cooesperança – Santa Maria/RS – Brasil

· Banco da Esperança – Santa Maria/RS – Brasil

· Prefeitura Municipal de Santa Maria, e todas as Secretarias – Santa Maria/RS – Brasil

· Cáritas Brasileira Regional – RS – Brasil

· SAEMA – Filhas do Amor Divino – Santa Maria/RS – Brasil

· FBES – Fórum Brasileiro de Economia Solidária – Brasil

· Fundação Banco do Brasil – Brasil

· SENAES/ Ministério do Trabalho e Emprego – Brasil

· MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário – Brasil

· SEBRAE – Brasil

· CGTEE – Porto Alegre/RS – Brasil