Jornalistas Responsáveis: Carine Prevedello (55) 8118-8525 e Gilson Piber (55) 9991-3111

Os Ministros do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, e das Cidades, Olívio Dutra, confirmaram participação na 1ª Feira de Economia Solidária do Mercosul, 12ª Feira Estadual do Cooperativismo, 4ª Feira Nacional da Economia Solidária e 5ª Mostra da Biodiversidade. Os dois ministros devem estar em Santa Maria já no próximo sábado, dia 9 de julho, para a abertura do evento, que acontece às 10h. A comercialização de produtos e os debates acontecem durante todo o sábado e também no domingo, dia 10. A montagem da estrutura dos estandes (veja foto) dos empreendimentos que participarão da Feira está em ritmo acelerado e deve estar encerrada nesta terça (5). O território da economia solidária e do cooperativismo, que está sendo montado no Terminal de Comecialização Direta, terá 8 mil metros quadrados, quase dois mil a mais do que a previsão inicial.

A estrutura de energia elétrica estará instalada nos pavilhões do Terminal de Comercialização Direta na quinta-feira(7), já possibilitando a montagem dos estandes pelos expositores a partir de sexta(8). De acordo com a Irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança e uma das organizadoras do evento, a maioria dos expositores e grupos debatores, que totalizam cerca de 500 empreendimentos ligados à economia solidária e cooperativismo, começam a chegar a Santa Maria na quinta-feira. Na sexta, às 19h, haverá no Terminal uma grande plenária com os grupos participantes para confraternização e definição dos últimos detalhes para a abertura da Feira.

A 1ª Feira da Economia Solidária do Mercosul, 12ª Feira Estadual do Cooperativismo, 4ª Feira Nacional da Economia Solidária e 5ª Mostra da Biodiversidade é uma promoção da Diocese de Santa Maria, Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Captação de Recursos e Relações Internacionais, Banco da Esperança, Projeto Esperança/Cooesperança e Cáritas Brasileira/Regional Rio Grande do Sul.