O Fórum Brasileiro (FBES) e a Secretaria Nacional (SENAES) de Economia Solidária lançaram, em parceria, um concurso para a escolha de uma logomarca para a Campanha Nacional de divulgação da Economia Solidária, a ser lançada no último quadrimestre deste ano.

Uma banca composta por um artista plástico, dois designers, um representante da SENAES e um representante do GT de Comunicação da Economia Solidária fez a análise das 21 propostas recebidas. A escolha foi difícil, mas acabou resultando na logo reproduzida ao lado (as cores e outros detalhes ainda serão definidos), proposta por Renata Silva Santos, do Paraná, que receberá um prêmio de R$2.000,00.

Logomarca escolhida pela banca julgadora

Esta logomarca comporá a base de identidade visual da campanha, que se manifestará em diversos produtos multimídia e nas feiras estaduais de Economia Solidária que ocorrerão no segundo semestre deste ano.

Em sua justificativa que embasa a arte proposta, Renata argumenta que “o conceito de economia solidária envolve relações que podem ser vistas na logomarca proposta. Através da união das mãos, que juntas ganham força e presença, é possível remeter à construção, execução de tarefas, assim como, a idéia da mão que se estende para ajudar. As mãos são símbolos de trabalho, que dispostas desta maneira, representam cadeias produtivas que visam compartilhar de forma ética e solidária. As diferentes cores apresentadas nas mãos remetem a multidiversidade, ou seja, união de povos diferentes onde não há exclusão e que visa à participação coletiva, o igualitarismo. O conceito de estrela, formada pela união das mãos, remete ao equilíbrio dos ecossistemas, onde uma estrela é a representação deste equilíbrio, já que é intocável e permanece sempre no mesmo lugar. A fonte escolhida permanece em sintonia com o símbolo, pois não apresenta problemas de legibilidade e sua disposição contribui para o conceito proposto, onde se pode ver a união do a com o s, representando a solidariedade.”