Fonte: Boletim da Cidadania (www.cidadania.org.br)

Autora: Denise Viola

De norte a sul do país, de vários grupos, elas foram chegando de ônibus ou de avião para participar do Seminário Minas da Rima, realizado pela ONG Cemina. A partir de uma metodologia já experimentada em projetos anteriores que trabalharam a prevenção e o controle do tabagismo e a promoção dos direitos sexuais e reprodutivos com jovens da cultura hip hop, desta vez a ousadia foi maior: juntar mulheres – e só mulheres! – das cinco regiões brasileiras para trabalhar o tema da violência contra a mulher.

Com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), o Núcleo de Juventude da Redeh/Cemina escolheu a Ilha de Itacuruçá, no Rio de Janeiro, para cenário dessa troca de saberes. A questão da segurança pública, o envolvimento dos homens na luta pelo fim da violência de gênero, o racismo, o feminismo, a saúde, a legislação e a mídia foram pontos de pauta que contribuíram para a capacitação dessas jovens mulheres, que levam essas informações na bagagem para seus grupos e comunidades.

Mas o resultado não pára por aí: está sendo produzido um CD com letras compostas por elas após as oficinas e será lançado um site sobre o assunto. Para ouvir as músicas, vamos ter que ter um pouquinho de paciência, mas se você quiser mais informações é só escrever para fabioacm@cemina.org.br. Ele é o coordenador do Núcleo de Juventude da Redeh e Cemina.