Fonte: Secretaria Executiva do FBES

Durante a III Reunião da Coordenação Nacional do FBES, em novembro de 2004, foi informado pela SENAES que o Governo Federal iria entregar 50 mil bandeiras nacionais nas escolas públicas no dia 7 de setembro. Desde então, a SENAES tem feito contatos para viabilizar que estas bandeiras sejam produzidas pela Economia Solidária.

No dia 26 de abril deste ano ocorreu uma reunião na SECOM – Secretaria de Comunicação do Governo Federal, com a participação da SENAES e da Secretaria Executiva do FBES. Nesta ocasião foi apresentada uma proposta de orçamento da Economia Solidária, elaborada pelos empreendimentos solidários, que se reuniram durante a última reunião da Coordenação Nacional em abril, e também foi feita a consulta da possibilidade de haver um adiantamento de recursos para obtenção da matéria-prima para a confecção das bandeiras. Além disso, pedimos esclarecimentos à SECOM sobre como será o processo de liberação de recursos.

Ontem (31 de maio), a SECOM solicitou que o FBES faça um levantamento de toda a matéria prima que será necessária para a confecção. Este levantamento já sendo realizado esta semana pelas representantes do FBES neste processo Idalina (Fórum Catarinense) e Nelsa (Fórum Gaúcho). Assim que estiverem prontas, estas informações serão entregues pela Secretaria Executiva do FBES à SECOM, juntamente a uma carta do Fórum reforçando a importância desta ação do governo federal, já que significará uma articulação de empreendimentos solidários de todo o Brasil em uma cadeia de produção solidária que abrirá um precedente muito positivo de reconhecimento da Economia Solidária e da articulação em rede.

Será, ao mesmo tempo, um grande desafio, visto que o prazo está extremamente apertado, e por isso esta questão será assunto de pauta da próxima reunião do GT de Produção, Comercialização e Consumo, que está no comando desta ação e fará a articulação com todos os Fóruns Estaduais, caso esta demanda se concretize. Estamos na torcida.