Fonte: Campanha Livre de Transgenicos (livredetransgenicos@aspta.org.br)

É de conhecimento de muitos que desde o ano de 2003 o MST e a Via Campesina têm realizado uma série de iniciativas que buscam implementar e consolidar a Campanha "Sementes Patrimônio dos Povos a Serviço da Humanidade" no conjunto das famílias camponesas por nós organizadas, construindo alianças estratégicas com as demais entidades populares do campo brasileiro e internacional, lutando na defesa da vida e da soberania dos Povos.

Como ferramenta de luta e enfrentamento, o MST constituiu a Rede Bionatur de Sementes Agroecológicas, que tem como objetivo garantir o resgate, melhoramento, multiplicação e disseminação de sementes manejadas com base nos princípios da agroecologia, garantindo a disponibilidade de sementes sadias, livres de transgênicos e sem agrotóxicos. A Rede Bionatur, inicialmente está implementada nos estados do RS, SC e PR e mais de 300 famílias estão produzindo de forma agroecológica dezenas de variedades de sementes de hortaliças, sendo que na atual safra alcançamos mais de 10 toneladas de sementes colhidas e beneficiadas.

No momento coloca-se um grande desafio e precisamos somar esforços para superá-lo, que é a garantia de que as sementes da Rede Bionatur cheguem ao conjunto das famílias camponesas e que possa servir de mecanismo de incentivo e sensibilização para a transição tecnológica através da diversidade de cultivos, produção para segurança alimentar e principalmente, na promoção da autonomia dos camponeses com o livre acesso a sementes variedades, possíveis de serem adaptadas e multiplicadas localmente.

Neste sentido, estamos convocando as entidades comprometidas com agricultura camponesa e agroecológica a viabilizarem o acesso as sementes da Rede BIONATUR, na perspectiva de difundirem a proposta da agroecologia e distribuírem as sementes nos mais diversos locais de atuação. Sugerimos que cada entidade procure identificar o volume de sementes adquiridas pelas associações, sindicatos de trabalhadores rurais, cooperativas, projetos ambientais, comunidades, feiras ecológicas, etc. e que incentivem para que sejam feitos contatos com a Rede Bionatur na perspectiva de viabilizarem a comercialização das sementes disponíveis.

Reafirmarmos que a Rede Bionatur é uma ferramenta de enfrentamento ao monopólio das empresas transnacionais e que precisamos fortalecê-la e colocá-la a serviço do conjunto da sociedade brasileira e dos Povos de todo o mundo.

Para maiores informações sobre a relação de sementes disponíveis e preços, entre em contato com Guta ou Artemio pelos telefones: (53) 245 7140 / 7377 ou pelos e-mails: cooperal@supersul.com.br ou bionatur@alternet.com.br .