Fonte: Donald Sawyer (ispn@ispn.org.br)

É com satisfação que lançamos o Edital de 2005 do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS). O PPP-ECOS é um Programa do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que financia pequenos projetos de desenvolvimento sustentável em 73 países no mundo, e está sendo ampliado para mais de 90. O PPP-ECOS, que foi implantado no Brasil em 1995, apóia projetos de conservação e uso sustentável na região do Cerrado Brasileiro e nas áreas de transição entre Cerrado e Caatinga, Amazônia ou Pantanal, que está sendo ameaçado pela expansão acelerada das atividades agropecuárias. A conseqüência é a devastação ambiental e social do Cerrado, bioma reconhecido internacionalmente como um dos principais 25 "hotspots" do planeta. "Hotspot" significa "ponto quente" ou local importante para ser conservado. Por isso, o Cerrado é uma região prioritária para conservação, devido a sua riqueza em termos de sociobiodiversidade.

Os editais anteriores do PPP-ECOS apoiaram, ao todo, 156 projetos em 11 estados na região do Cerrado Brasileiro, entre mais de mil projetos submetidos. Baseado na experiência com o Comitê Gestor Nacional, que faz a seleção seguindo critérios de distribuição equilibrada, recomendamos não submeter múltiplos projetos de uma mesma entidade ou área geográfica ou projetos interdependentes. É necessário que as regras do edital e do roteiro sejam lidas com atenção e preenchidas corretamente. Este edital e roteiro foram reformulados e apresentam novidades. Lembramos que o prazo para envio de projetos expira em 8 de julho de 2005.

Pedimos que divulguem este Edital para outras entidades da sua cidade e região: grupos de mulheres, sindicatos de trabalhadores rurais, associações de artesãos, grupos indígenas, ONGs ambientalistas etc. Sabemos que há muito por fazer para conservar e valorizar o Cerrado e contamos com sua criatividade e motivação. O resultado do processo seletivo será divulgado em agosto.

O Edital completo e o roteiro para apresentação de projetos ao PPP-ECOS se encontram disponíveis no site: www.ispn.org.br.