{mosmenu_fees UF=SC pg=2}

História

A Trajetória do Fórum Catarinense de Economia Solidária

O FCES – Fórum Catarinense de Economia Solidária – é uma organização informal, de caráter estadual, que congrega instituições da sociedade civil, que atuam no desenvolvimento (fomento, assessoria e articulação) da economia solidária e empreendimentos de economia solidária, que são cooperativas, associações, empresas autogestionárias, grupos informais de produção e consumo, etc. E oportuniza condições favoráveis ao fortalecimento dos empreendimentos do estado de Santa Catarina.

Ela surgiu a partir da Jornada Catarinense de Economia Popular Solidária em maio de 2000 em Florianópolis como Grupo de trabalho (GT). Neste evento estavam presentes entidades estaduais que tinham por objetivo potencializar as experiências de economia solidária carentes de articulação e fortalecimento. A idéia central era aproximar pessoas, grupos e entidades no debate de alternativas para superar a exclusão social, política e econômica, fruto do modelo sócio-econômico vigente no país. O GT foi criado, então, para atuar junto aos empreendimentos e entidades rurais e urbanas envolvendo várias regiões de SC, sendo as cidades-referência de atuação: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Joinvile e Lages. Hoje esta proposta esta difundida em todas as regiões do Estado, com experiências de empreendimentos solidários nas seis principais macro-regiões de SC: Oeste, Serrana, Norte, Sul, Florianópolis e Vale Itajaí.

Desde então, o Grupo vem implementando inúmeras ações, destacando-se a realização de duas Feiras Estaduais de Economia Solidária (realizadas em Lages em 2001, e em Blumenau em 2003). Apesar de em todos estes anos o GT nunca contar com recursos próprios, o que limitou em muito suas possibilidades de atuação, ele se consolidou como um importante espaço de referência comprometido com a Economia Solidária em SC. Deste processo, em 2005, nasce o Fórum Catarinense de Economia Solidária (FCES), que organizou a III Feira Catarinense de Economia Solidária em Itajaí e fortaleceu o Fórum nas articulações regionais. Deste evento também foi elaborado e encaminhado a Assembléia Legislativa de Santa Catarina uma proposta de Lei Estadual para a Economia Solidária. O FCES tem então desenvolvido atividades em todo o estado no intuito do fortalecimento da Economia Solidária e do Fórum Estadual nas regiões.

{mosvisitasfees}