{mosmenu_fees UF=PI pg=6}

III Feira Piauiense de Economia Solidária

A III Feira Piauiense de Economia Solidária aconteceu na Praça Pedro II, dias 14 e 15 de Dezembro em Teresina, Piauí, contamos com a presença de empreendedores solidários dos municípios de Campo Maior, Esperantina, Piripiri, Itaueira, Dom Expedito Lopes, Parnaíba, Pedro II, São João do Piauí, Simplício Mendes, Floriano, José de Freitas, Ipiranga do Piauí, São Pedro, São Raimundo Nonato, além da Grande Teresina, num total de 100 Empreendedores.

Foram expostos e comercializados produtos diversificados: mel, bordados, tecelagem, bijuterias, calçados, doces, biscoitos, bolsas, roupas, peças em biscuit, peças decorativas feitas de material reciclado.

A Feira de Economia Solidária do Piauí, proporcionou aos empreendedores durante o Evento, a possibilidade de conhecer experiências exitosas de empreendimentos que deram certo e vem crescendo a cada dia.

O momento das Trocas Solidárias foi significativo para muitos empreendedores, quem participou pela primeira vez, pode vivenciar a alegria das trocas solidárias, que contou com a participação de todos.

3º Seminário Estadual de Economia Solidária do Piauí

A Economia Solidária Tece e Acontece: Incubadoras em Ação

fonte: samarasampaio (12/12/2006)

O 3º Seminário de Economia Solidária do Piauí, acontece durante a realização da III Feira Piauiense de Economia Solidária, dia 14 de Dezembro, às 09h, no Auditório da FETAG-PI, é um espaço de debate com diversos setores da sociedade civil e principalmente entre os grupos de empreendimentos solidários que se reúnem para definir propostas e trocar experiências de economia solidária no Estado.

No Seminário estarão presentes Paulo de Jesus e Cirdes Monteiro, professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que abordarão a temática: “O papel das Incubadoras Universitárias no Desenvolvimento dos Projetos de Economia Solidária”. Teremos ainda a mostra das Experiências Exitosas dos Empreendimentos de Economia Solidária, com os Empreendedores do Frutos Daqui, do município de José de Freitas e da Associação das Mulheres Artesãs de Esperantina – AMAE, do Município de Esperantina.

Notícias da Feira de Economia Solidária

Apresentação do Programa Nacional de Feiras de Economia Solidária

fonte: samarasampaio (28/10/2006)

Rizoneide Amorim, representante do Instituto Marista de Solidariedade – IMS, esteve em Teresina – Piauí, de 05 a 07/10/2006, com o objetivo de apresentar o Programa Nacional de Feiras de Economia Solidária.

Foi realizada uma reunião no dia 06/10/2006 no Auditório da Delegacia Regional do Trabalho – DRT-PI, com a participação de Empreendedores, Entidades de Assessoria e Fomento e Gestores Públicos que promovem a Economia Solidária dentro do Estado.

fonte: samarasampaio(24/09/2006)

Oficina Nacional com Interlocutor@s Estaduais do Programa Nacional de Fomento às Feiras de Economia Solidária 2006

A Oficina de Capacitação com @s interlocutor@s estaduais do Programa Nacional de Fomento às Feiras de Economia Solidária 2006 foi realizada no RM Hotel Fazenda Núcleo Rural – Sobradinho I – DF, no período de 30 de junho a 02 de julho de 2006. O objetivo da mesma foi promover um espaço de trocas de experiências entre @s participantes, bem como fornecer informações e capacitação para @s interlocutor@s estaduais, no intuito de aprimorar as ações do referido Programa.

Durante a Oficina de Capacitação foram discutidas ações para às Feiras através da participação de representantes da Fundação Banco do Brasil, do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, e também uma análise da conjuntora com pessoas da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES e Fórum Brasileiro de Economia Solidária – FBES.

Houve o momento de ser vivenciado as trocas solidárias, bem como relatos de algumas experiências das Feiras de Economia Solidária de 2005.

A Oficina foi rica em atividades de conteúdo e integração, proporcionando a troca de experiências de acordo com a realidade de cada local, o conhecimento entre os Interlocutor@s e as entidades parceiras e principalmente porque foi discutido as Atribuições dos Interlocutor@s Estaduais.