Fonte: Cáritas Notícias (www.caritasbrasileira.org)

Promovido pela Cáritas Brasileira, em parceria com o Unicef, a Caixa Econômica Federal, a Rede Andi e o Ministério da Educação, a segunda edição do concurso "O Direito de Participar" foi lançado pelos regionais da Cáritas.

Em Minas Gerais, foi lançado no dia 18 de abril, na plenária do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes e, no dia 28 de abril, na plenária do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

No Regional NE 2 (PE, PB, AL e RN) o Programa Infância, Adolescência e Juventude (Piaj) fechou uma parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de Pernambuco (Seduc) na mobilização das escolas para o Concurso "O Direito de Participar". A divulgação está sendo feita por meio de cartazes e folderes, distribuídos em instituições de ensino da rede pública. No ano passado, a Seduc também apoiou a iniciativa.

No Maranhão o concurso foi lançado dia 28 de abril com a apresentação musical da banda do Projeto Som na Lata, no auditório da Faculdade São Luís. Estudantes da escola Ginásio Municipal Nossa Senhora da Conceição, do município de Viana, estiveram presentes ao lançamento e contaram a experiência premiada na primeira edição do concurso.

O tema deste ano é "Escola e comunidade: parceiras na cidadania" e está relacionado com a importância de envolver diversos atores sociais para a construção da cidadania, além de incentivar os jovens e as escolas a participarem dos Conselhos de Políticas Públicas do seu município.

As crianças e os adolescentes de todas as escolas municipais e estaduais de Minas Gerais, Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina e Rio Grande do Norte têm o desafio de desenvolver, em forma de história em quadrinhos, um projeto de ação/intervenção na comunidade.

As inscrições para o concurso podem ser feitas até o dia 30 de novembro, enviadas pelo correio, ou diretamente na Cáritas. A escola premiada, em cada Estado, ganha R$ 3 mil em benefícios a serem determinados pela própria escola, com a participação dos alunos, e será sorteado um computador entre todas as escolas participantes.

O regulamento do concurso pode ser lido no sítio eletrônico www.caritasbrasileira.org.