Fonte: Boletim FSM – 10/05/2005 (www.forumsocialmundial.org.br)

Iniciado o processo de construção do VI FSM – capítulo Américas

Cerca de 60 delegados(as) participaram da última reunião do Conselho Hemisférico Américas (CH) do FSM, que ocorreu nos dias 25 e 26 de abril, em Havana, Cuba. Além de realizar um balanço do I Fórum Social Américas (ocorrido em Quito, Equador, entre 25 e 30 de julho de 2004), a reunião avançou em definições e compromissos para a preparação do VI Fórum Social Mundial – Policêntrico, sede Américas e o II Fórum Social Américas, com previsão para ocorrer entre os dias 25 e 29 de janeiro de 2006, na cidade de Caracas, na Venezuela.

Na reunião ficou definido que haverá uma consulta temática mundial por múltiplas vias (não apenas pela internet), para aprofundar o caráter participativo e inclusivo no FSM. Todas as organizações, redes e movimentos sociais envolvidos com o FSM poderão participar dessa consulta. O objetivo é identificar que temas os atores do FSM consideram importante discutir no FSM 2006 – capítulo Américas. Essa medida segue o exemplo do que foi feito para a preparação do FSM 2005 e as definições do Conselho Internacional do FSM, em sua última reunião realizada no final de março deste ano, em Utrecht, na Holanda.

Uma primeira consulta – via questionário por escrito – já foi realizada com organizações e redes que participaram do IV Encontro Hemisférico de Luta contra a ALCA, evento realizado em Havana (entre os dias 27 de abril e 1o. de maio), logo após a reunião do CH. A idéia é difundir a consulta nas mobilizações mundiais de movimentos sociais e de organizações contra a globalização neoliberal.

Arquitetura do processo nas Américas

Outro assunto abordado na reunião foi a arquitetura do Conselho Hemisférico. Desde 2002, o CH teve apenas a participação de integrantes do Conselho Internacional do FSM que atuam nas Américas. Atualmente a Secretaria do CH localiza-se no Equador, país que sediou o I FS Américas. Na reunião foi decidida a ampliação do número de membros do CH. A idéia é abrir a participação para redes e campanhas continentais ativas no processo FSM e organizadores dos fóruns sociais sub-regionais e nacionais. Na composição do CH foi reforçado o princípio do balanço de gênero e diversidade.

A Secretaria do CH também foi redefinida e ampliada. Sua principal missão será coordenar e facilitar o funcionamento dos grupos de trabalho (GTs) constituídos, entre eles os de metodologia e conteúdo, expansão e arquitetura, comunicação, recursos e cultura, para impulsionar o FSM 2006 na Venezuela. Por enquanto, as organizações que compõem a Secretaria são:

– Fórum Social Caribenho

– Fórum Social Mesoamericano

– Fórum Social Pan-Amazônico

– Fórum Social da Tríplice Fronteira

– Encontros Hemisféricos contra a ALCA

– OCLAE

– Processo FSM nos EUA

– Secretaria FSM Brasil

– Secretaria FSA Quito

– Comissão Organizadora do FSM-FSA Venezuela

Agenda de reuniões do CH:

– 14 e 15 de maio, Caracas: reunião ampliada da Comissão Organizadora venezuelana, com a presença de integrantes da Secretaria e do Conselho Hemisférico.

– Junho, Barcelona: encontro do CH durante o I Fórum Social Mediterrâneo (16 a 19) e a reunião do Conselho Internacional do FSM (20 a 22).

– 15 e 16 de agosto, Caracas: reunião do CH.

Agenda dos fóruns sociais pelo mundo

– Fórum Temático Português – Encontro Resistências e Alternativas, em Évora, Portugal, dia 14 de maio de 2005

– Fórum Social de Mallorca, em Mallorca, Espanha, dias 20 a 22 de maio de 2005

– Fórum Social Suíço, Fribourg, Suíça, de 3 a 5 de junho, 2005

– Fórum Social Guadalupe, Petit-Bourg, Place de Viard, Guadalupe, dias 4 e 5 de junho de 2005

– Fórum Social Paraná Médio, La Paz, Entre Ríos, Argentina, de 15 a 17 de julho, 2005

– Fórum Social Alemanha, Erfurt, Alemanha, de 21 a 24 de julho, 2005

– Foro Social Brisbane, Brisbane, Austrália, de 29 a 31 de julho, 2005

Escritório do FSM

Endereço: Rua General Jardim, 660, 8 andar, São Paulo – SP- Brasil, Cep: 01223-010

E-mail: fsminfo@forumsocialmundial.org.br