Fonte: Adital – 10/05/05 (www.adital.org.br)

Adital – Jovens de baixa renda da cidade de Fortaleza, Capital do Estado do Ceará, encontraram no empreendedorismo a porta para entrar no mercado de trabalho. No último dia 5 de maio, eles inauguraram uma fábrica de pranchas de surf, a WF Surf Board. Todas as atividades da unidade, desde a linha de produção ao gerenciamento, estão sob a responsabilidade de oito jovens. A fábrica está inserida num projeto de economia solidária e foi viabilizada pelo Consórcio Social da Juventude, Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego, Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) e Fundação Banco do Brasil. A Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) liberou R$ 60 mil em recursos, voltados para a compra de materiais, equipamentos e módulos de empreendedorismo.

Antes da unidade entrar em operação, os jovens, que integram a Federação das Organizações Comunitárias de Pequenos Produtores do Ceará (Fecomp), participaram de um curso de capacitação. A fábrica já recebeu a primeira encomenda: 30 pranchas que serão utilizadas nas escolas de surf do Governo do Estado.

Em breve, outros produtos deverão ter a marca WF Surf Board. A idéia da Fecomp é criar uma cadeia produtiva que inclui roupas e acessórios e a abertura de uma loja para comercialização dos produtos. De acordo com o presidente da Federação, Elizaudo da Silva, parte do dinheiro arrecadado pela fábrica e pela futura loja será utilizada para a manutenção dos projetos sociais desenvolvidos pela instituição. "O nosso objetivo é gerar emprego para jovens carentes e ampliar os projetos da Fecomp", diz.