Fonte: Bohn Gass Informa (gabinetebohngass@al.rs.gov.br)

A agricultura familiar está na base de quase um terço de toda a riqueza produzida no RS. Estudo encomendado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário à Universidade de São Paulo concluiu que 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado é gerado pelo trabalho dos agricultores familiares. "Sempre tivemos consfamiliares. "Sempre tivemos consciência da importância social, cultural e econômica da agricultura familiar, mas ainda assim estes números nos impressionam porque provam, cientificamente, que os trabalhadores rurais produzem mais riqueza do que a chamada agricultura patronal", afirma Bohn Gass. Uma segunda, e também surpreendente, conclusão do estudo é de que a agricultura patronal responde por 23% do PIB, ou seja, tem participação 4% menor do que a familiar na produção da riqueza gaúcha.

O grande mérito do trabalho, para Bohn Gass, está no fato de que ele acaba com a idéia errônea de que a agricultura familiar é pequena, atrasada. "Os agricultores familiares não são uns coitadinhos que precisam de políticas compensatórias, mas ocupam uma papel importantíssimo na economia gaúcha. São muitos produzindo muito", defendeu. Para o parlamentar, as informações sistematizadas no estudo devem servir para que as entidades representativas do setor reforcem suas políticas e suas reivindicações. Conforme Bohn Gass, o trabalho comprova, também, o acerto das políticas que estão sendo executadas pelo governo federal de apoio e incentivo à agricultura familiar. "Aumentar o Pronaf de R$ 2,4 bilhões para R$ 7 bilhões, este ano, certamente vai auxiliar ao setor crescer ainda mais", avalia. Já o governo do estado, segundo o deputado, ainda precisa se convencer da necessidade de investir no setor. "O Executivo estadual precisa elevar os recursos investidos na agricultura familiar. Deve fazer a sua parte para auxiliar a economia gaúcha", concluiu.

"Os dados deste estudo nos mostram a enorme potencialidade de um modelo agrário mais democrático e demonstram o valor do trabalho das famílias que produzem no meio rural, além de fundamentar a necessidade de políticas públicas que apóiem este setor da economia brasileira. A agricultura familiar é um segmento com grande capacidade de respostas econômicas, que gera renda, produz alimentos e distribui riqueza", diz Miguel Rossetto, Ministro do Desenvolvimento Agrário.