Fonte: http://www.presidencia.gov.br/cdes/

Para mais um mandato de dois anos, os 90 representantes da sociedade civil tomaram posse como conselheiros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na primeira reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) neste ano. Do total de conselheiros, 10 são novos e 80 foram reconduzidos. Quatro novos segmentos ingressaram no Conselho: Indígenas, Portadores de Deficiência, Esportes e Economia Solidária. Para tanto foram nomeados a indígena Joênia Batista, Avelino Ganzer, Adilson Ventura e Paulo Roberto de Freitas (Bebeto) respectivamente.

Assim, a 11ª reunião plenária, a primeira de 2005, marcou o encerramento dos mandatos da primeira formação do Conselho. Também foi possível ampliar a participação de região as quais havia reclamos de "sub representação"; da região amazônica, com a nomeação da conselheira Joênia Batista e dos conselheiros Avelino Ganzer e Júlio de Aquino. Também incluímos mais um participante do Nordeste: o conselheiro João de Deus. Da região Sul, juntam-se ao Conselho Adilson Ventura, e Rodrigo Collaço. Outros dois novos conselheiros também tomaram posse Dom Demétrio Valentini, Bispo da CNBB e Gizela Gorovitz da CIVES.

Perfil dos novos conselheiros:

1. Conselheiro Adilson Ventura é bacharel em Pedagogia e licenciado em História. É fundador do Centro de Reabilitação, Profissionalização e Convivência junto à Associação Catarinense para a Integração do Cego. Foi eleito presidente da União Brasileira de Cegos em 1993 e é Conselheiro Titular do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência.

2. Conselheiro Avelino Ganzer participou da colonização da Transamazônica, da organização das comunidades da região e da organização sindical em Santarém (Pa). Atualmente exerce a presidência da COOPAEXPA (Cooperativa da Produção Agroextrativista Familiar do Pará), é Diretor Agrícola da Central de Cooperativas Nova Amafrutas e Presidente do Conselho Diretor da Escola para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia. E pode ser considerado mais um amazônida no CDES.

3. Conselheiro Dom Demétrio Valentini cursou Filosofia no Seminário Maior de Viamão e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Licenciou-se em Letras pela Faculdade de Palmas, no Paraná. Foi ordenado Presbítero em 1965. Foi nomeado Bispo Diocesano de Jales em 1982. É membro da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB.

4. Conselheira Gisela Gorovitz participa da Cives (Associação Brasileira de Empresários pela Cidadania), de quem é uma das fundadoras. Formada em Direito, Gisela Gorovitz também é Arbitra da Câmara de Comércio do Mercosul. A conselheira participa da Abong, Consema, Conama, Rede Mata Atlântica e Rede de Tecnologia Social.

5. Conselheiro João Bosco de Oliveira Borba é fisioterapeuta. Tem forte atuação junto ao movimento de combate à discriminação racial, tendo participado de diversos eventos nacionais e internacionais relacionados ao tema. É presidente da Associação Nacional de Empresários e Empreendedores Afro-Brasileiros (ANCEABRA).

6. Conselheiro João de Deus Duarte Rocha, é advogado e Promotor de Justiça do Estado do Ceará desde 1993. Atualmente, o conselheiro ocupa a presidência da Associação Nacional do Ministério Público (Conamp). O conselheiro João de Deus Duarte nasceu em Várzea Grande, no Ceará e irá somar-se aos demais conselheiros do Nordeste.

7. Conselheira Joenia Batista de Carvalho, é a primeira advogada indígena do Brasil. Também é membro do Conselho Nacional de Biodiversidade (Conabio), faz parte das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira e do Conselho Indigenista da Funai. A Conselheira será mais uma conselheira da Amazônia no CDES.

8. Conselheiro Júlio de Aquino foi prefeito de Xapuri e atuou na defesa das comunidades rurais junto com Chico Mendes. Participou ainda da fundação do Conselho Nacional dos Seringueiros, do qual se tornou presidente em 1989 e em 2005 foi nomeado coordenador regional. Em 1988 assumiu a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri. É mais uma voz da Amazônia no CDES.

9. Conselheiro Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço, formou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Hoje é titular da Vara Criminal do Foro do Continente. Assumiu a Presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em dezembro de 2004, para a gestão 2004/2007.

10. Conselheiro Paulo Roberto de Freitas é atleta, técnico e dirigente esportivo. Destacou-se na condução de equipes nacionais e internacionais de voleibol. Foi jogador da Seleção Brasileira de Vôlei de 1968 a 1978 e técnico de 1980 a 1984 e de 1988 a 1990. Como técnico foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1984) e vice-campeão mundial.