O GT de Comunicação se reuniu nos dias 4 e 5 de abril, paralelamente ao GT de Produção, Comercialização e Consumo. A pauta que estava programada era a seguinte:

  1. Campanha
  2. Contextualização (proposta de campanha elaborada na oficina de 2004, orçamento da SENAES para a campanha e panorama da agenda do FBES e SENAES para 2005)

    Elaboração de proposta da campanha a ser apresentada à Coordenação Nacional em abril de 2005

  3. Coleta e distribuição de material de ES (Centro Nacional de Documentação em ES?)
  4. Sistema nacional de comunicação da ES interno e externo ao movimento (Agência Nacional de Notícias da ES?)
  5. Vídeo sobre a ES no FSM2005, realizado pelo CAMP/RS (assistir, avaliar e decidir últimas alterações)
  6. Diálogo com o GT de Produção, Comercialização e Consumo a respeito da Campanha Nacional

Dada a urgência e importância da Campanha, acabaram sendo postergadas as discussões sobre os itens 2 e 3 da pauta (centro de documentação e agência de notícias) para a próxima reunião do GT. Após os dois dias de trabalho sobre a campanha, o GT de Comunicação apresentou ao GT de Produção, Comercialização e Consumo a sua proposta de Campanha Nacional. As ressalvas e comentários deste GT serviram para aperfeiçoar a proposta da campanha, que será apresentada e deliberada nesta reunião da Coordenação Nacional.

Durante a contextualização, a SENAES informou que tem R$400.000,00 destinados em seu orçamento exclusivamente à campanha. Nesta contextualização, foram apresentados os resultados e propostas tirados da oficina de 2004 (organizada pela SENAES) e sistematizados pelo CECIP e CAMP ainda em 2004. Também foi apresentada a agenda do FBES e da SENAES para 2005, decidida na última reunião do Conselho Interlocutor, em fevereiro de 2005.

O vídeo do FSM2005 foi avaliado e o GT decidiu por algumas alterações, que o CAMP registrou e vai buscar implantar. A versão finalizada do vídeo deve estar pronta em final de abril ou início de maio.

Síntese dos encaminhamentos do GT:

  1. A proposta de campanha, envolvendo várias mídias (vídeo, rádio, TV, internet e material impresso) foi elaborada sem se limitar ao orçamento da SENAES: será proposta a busca de outras entidades que apóiem a campanha financeiramente;
  2. A proposta de campanha será modificada a partir dos debates ocorridos junto ao GT de Produção, Comercialização e Consumo;
  3. A proposta de Campanha Nacional será apresentada na IV Reunião da Coordenação Nacional do FBES (22 a 24 de abril). Dois membros do GT vão participar da reunião para apresentar a proposta (Lycia do PACS e Madza do CECIP);
  4. A viagem de registro de experiências de ES para a campanha será feito por uma única equipe contendo profissionais em áudio (rádio), vídeo, texto e fotos;
  5. Material (de vídeo, áudio, texto ou fotos) de qualidade de iniciativas da ES serão aproveitados na coleta de material para a campanha;
  6. Ficará a cargo do FBES definir universo das experiências a serem visitadas pela equipe de coleta/captação (foi enviado um pedido aos estados com uma lista de 15 manifestações, e será tirado na reunião da coordenação nacional 15 manifestações de cada região, totalizando um universo de 75 experiências);
  7. Logomarca da Campanha: Lançamos um concurso para apresentação de propostas de logomarca que representem os princípios e valores da ES. Uma equipe (com 2 técnicos em design, 1 representante da SENAES, 1 representante de empreendimentos da coordenação nacional do FBES e 1 representante das assessorias da coordenação nacional do FBES) vai escolher uma das logomarcas, e esta logomarca será apresentada à Coordenação Nacional do FBES nesta IV reunião para ser deliberada;
  8. Criar uma lista de e-mails (já foi criada: fbesgtcomunicacao@yahoogrupos.com.br) para a comunicação interna do GT e para avançar nas discussões sobre os temas ainda não trabalhados, como o centro de documentação e o sistema de comunicação do movimento;
  9. A próxima reunião do GT de Comunicação se realizará nos dias 10 e 11 de maio de 2005, com a seguinte pauta:
  10. Finalizar a proposta de campanha nacional a partir das decisões tiradas na reunião da Coordenação Nacional do FBES;

    Definir a forma de trabalho para realização da campanha (partilha de tarefas, captação de recursos, prazos, articulações);

    Começar a discutir propostas de Centro de Documentação Nacional de ES e Agência Nacional de Notícias da ES.