Secretaria geral

A Secretaria Executiva é responsável pela organização das listas dos integrantes das várias instâncias do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, bem como o acervo em papel e os arquivos eletrônicos. Também as reuniões da Coordenação Nacional, do Conselho Interlocutor, dos vários Grupos de Trabalho e das Comissões são organizadas pela Secretaria em parceria com a SENAES, incluindo a relatoria, serviço de apoio e resolução de problemas que possam surgir.

Estamos planejando organizar um acervo do Fórum em que conste documentos, relatos e memórias de todos os Fóruns Estaduais: para isso contamos com a contribuição de todos os companheiros que fazem parte do movimento.

Elaboramos relatório síntese e memória da terceira reunião do Conselho Interlocutor. Além disso acompanhamos as reuniões e fizemos relatoria dos seguintes Grupos de Trabalho: Comunicação; Produção, comercialização e Consumo; Mapeamento; Políticas Públicas; e Relações Internacionais.

Efetuamos um plano de classificação para organizar o acervo da Secretaria Executiva baseado na estrutura do Fórum que está orientando o arquivamento tanto no computador quanto em papel.

Para esta quarta reunião da Coordenação Nacional negociamos hospedagens e alimentação e auxiliamos a Senaes nas informações aos integrantes da Coordenação sobre as passagens.

Perspectivas para a sustentabilidade do FBES

Uma das atribuições da secretaria executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária é realizar o mapeamento e o contato das entidades nacionais públicas ou não, e entidades internacionais, para os quais o Fórum Brasileiro poderia apresentar projetos, com o objetivo de captar recursos para o fortalecimento e estruturação do Fórum Brasileiro e os Fóruns Estaduais. Nesta perspectiva, através das entidades de assessoria, deliberou-se que as mesmas iriam repassar contatos das entidades nacionais e internacionais, como também discutir em sua entidade um repasse de recursos para a despesas da secretaria executiva nacional.

Já realizamos contato com o Ministério de Desenvolvimento Social e Ministério de Desenvolvimento Agrário, com o objetivo de apresentarmos um projeto para o fortalecimento do movimento da economia solidária e para a sustentabilidade da secretaria executiva. No entanto, a concretização destas perspectivas depende inteiramente da participação ativa dos membros da Coordenação Nacional (entidades, empreendimentos e gestores), de modo a fortalecer politicamente as propostas.

Também fizemos contato com os Fóruns de Erradicação do Trabalho infantil, da Reforma Agrária e do Meio Ambiente, além de termos conversado com o Fórum de Segurança Alimentar. Todos estes contatos e conversas foram realizados com o objetivo de estreitarmos relações, como também saber como as secretarias executivas desses Fóruns captam recursos para a sua sustentabilidade.

Com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), confirmamos a continuidade do projeto de sustentabilidade da secretaria executiva nacional até 2006, além do financiamento das reuniões nacionais (Coordenação Nacional, Conselho Interlocutor e Encontro de Nacional de Assessorias) e os encontros regionais dos fóruns estaduais. A SENAES também se comprometeu a fazer a interlocução com outras entidades para buscar recursos para o FBES.

Fizemos o levantamento de custos para uma cartilha e folder do FBES (apresentando sua plataforma, princípios da ES, forma de funcionamento e principais acúmulos do movimento). Pretendemos viabilizar este material em breve. Neste sentido, e em “todos os sentidos”, contamos com o apoio de todos e todas companheir@s da Economia Solidária.

Comunicação

Pouco a pouco estamos avançando na estruturação de um sistema de comunicação interno ao FBES mais eficaz e capilarizado, e em mecanismos de divulgação para fora do movimento de ES (apesar deste segundo ponto estar bem menos avançado que o primeiro). É certo que a questão da comunicação avançará muito mais quando o GT de Comunicação tiver se debruçado em uma proposta de sistema de comunicação em ES (é uma de suas atribuições, tirada na última reunião do COIN), mas estamos progredindo nos assuntos internos ao Fórum. Alguns passos dados desde o início do ano foram:

  • Conseguimos uma hospedagem da página internet junto a uma pessoa do movimento de software livre, comprometida e envolvida com nossos princípios;
  • Quanto à página de internet existente, tem sido pouco mexida (algumas atualizações e nada mais), pois o esforço maior está sendo feito na criação de uma nova página, com mais ferramentas que permitirão a participação direta dos estados em sua atualização. Esta nova página (já está virando lenda!) deve, se tudo der certo, ser lançada em maio deste ano;
  • Um banco de dados está sendo estruturado com todas as informações de pessoas, entidades e empreendimentos envolvidos com o FBES, de modo que se tornará mais fácil aos Fóruns Estaduais conseguirem informações localizadas sem precisar sempre se dirigir à secretaria executiva nacional;
  • Foi criado um boletim quinzenal (que já está na terceira edição ordinária), que por enquanto tem tido sua circulação exclusivamente via correio eletrônico. É necessário agora avançar na perspectiva de distribuição do mesmo via correio postal, para a maioria que não tem acesso a internet.
  • Foi produzido um CD com algum material (relatórios, documentos referenciais, vídeos e várias fotos) com intuito de fornecer às pessoas dos estados e municípios elementos para potencializar seus trabalhos de militância, formação ou de estudo. A idéia é produzir um CD destes a cada semestre, de modo a pouco a pouco desenvolver uma pequena coleção de CD’s com material da ES.