Nos dias 06 e 07 de abril, a comissão de acompanhamento da secretaria do FBES, juntamente com alguns companheiros que estavam em Brasília (Luigi, Lenivaldo) reuniu-se com o Secretario da SENAES e parte de sua equipe. Conforme acordado na reunião do COIN, em fevereiro, dois pontos foram abordados:

  1. Um retorno do FBES sobre a Prestação de Contas da SENAES de 2004;
  2. Um estudo em conjunto das possibilidades orçamentárias de 2005 frente às prioridades da SENAES e do FBES.

Em relação ao primeiro ponto, a comissão de acompanhamento fez observações a partir de dois textos: o documento de prestação de contas publicado pela SENAES e divulgado na sua audiência pública realizada junto ao Fórum Social Brasileiro e o texto-memória sobre as expectativas a respeito da criação e funcionamento da SENAES resultado de reunião em abril de 2003, na USP-São Paulo, do GT-Brasileiro e futura equipe SENAES,. O relatório do diálogo, que incluiu a sistematização de observações e preocupações repetidas em várias ocasiões por diferentes participantes do FBES, será distribuído na reunião da coordenação.

Quanto ao segundo ponto, a equipe SENAES informou sobre suas prioridades para 2005. A secretaria executiva do FBES, a pedido da SENAES, estimou o custo provável de todas as atividades do Fórum, incluindo apoio às secretarias executivas estaduais, para a SENAES analisar suas possibilidades entre seus dois departamentos e o gabinete. O entendimento de consenso é de que a captação de recursos, para além das possibilidades da SENAES, será assumida por ambos (FBES e SENAES).

A comissão de acompanhamento solicitou que a SENAES apresente Termos de Referência (como o caso dos Centros Públicos) para orientar as diferentes possibilidades de apresentação de projetos frente às suas prioridades, sempre com a perspectiva de iniciativas coletivas, em redes associadas, transparentes.