Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário (www.mda.gov.br)

A Secretaria de Agricultura Familiar/SAF do Ministério do Desenvolvimento Agrário/MDA e o Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural/Dater, estão lançando o CONCURSO NACIONAL DE SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE AGROECOLOGIA E AGRICULTURAS ALTERNATIVAS que vai distribuir um milhão de reais em prêmios para os 50 melhores trabalhos apresentados.

O objetivo do concurso é de identificar o maior número possível de experiências que estejam adotando os princípios da Agroecologia, assim como experiências em agricultura, pecuária, pesca artesanal e aqüicultura, alternativas, que venham sendo implementadas em todo o país, de modo a constituir um acervo sobre estas experiências e um conjunto de referências que possam vir a ser compartilhadas com todos os interessados nestes temas.

Esta iniciativa é parte do Programa Nacional de Apoio à Agricultura de Base Ecológica nas Unidades Familiares de Produção, lançado dia 15 de fevereiro pelo MDA/SAF que tem por objetivo produzir alimentos limpos, reduzir os danos ao meio ambiente e à saúde das populações e fortalecer a Agricultura Familiar.

Poderão participar deste concurso, organizações governamentais e não governamentais que atuam em Assistência Técnica e Extensão Rural, ou desenvolvam outras ações vinculadas ao desenvolvimento rural. Estas organizações poderão apresentar tantas experiências quantas desejarem e haverá uma premiação especial para aquelas que apresentarem o maior número de experiências, desde que se enquadrem nas normas do concurso. Serão acolhidas experiências em dois campos específicos e que não concorrerão entre si.

a) Em Agroecologia: aquelas que observem os princípios da Agroecologia como enfoque científico, como está definida na página do DATER (texto Agroecologia: alguns princípios e conceitos), ou,

b) Em agricultura, pecuária, pesca artesanal e/ou aqüicultura, alternativas, ou seja, aquelas atividades que adotem processos de produção ambientalmente amigáveis e tecnologias de base ecológica, independente do enfoque, normas, filosofias e outros aspectos particulares pelos quais se orientem e que as identifiquem com determinada corrente (Agricultura ecológica, orgânica, biológica, natural, biodinâmica, permacultura, manejo de SAF – Sistema Agroflorestal, etc.).

Os trabalhos serão avaliados por técnicos do governo e de organizações não governamentais -ONGs e devem ser entregues na SAF/DATER até o dia 30 de junho de 2005 sendo que os autores dos trabalhos classificados serão notificados até 15 de agosto. Até 15 de setembro deverão estar no DATER os projetos a serem apresentados pelas entidades cujos trabalhos ficaram entre os 50 primeiros colocados.

Os manuais contendo as normas do concurso e outras informações mais detalhadas podem ser acessadas através do site www.pronaf.gov.br ou ainda no endereço a seguir:

Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural – Concurso Nacional de Sistematização de Experiências sobre Agroecologia

Setor Bancário Norte, Quadra 1. Edifício Palácio do Desenvolvimento – 6º andar, sala n º 602 70.057-900 – Brasília – DF

email: dater.formacao@mda.gov.br , Fones: (61) 426-9951 ou 426-9930