Fonte: Marcos Albuquerque

Dando continuidade à organização da 2ª fase do mapeamento dos empreendimentos de economia solidários do estado, vimos informar os encaminhamentos tirados, a partir das duas últimas reuniões da EGE.

Divisão regional do estado

Visando facilitar o processo do mapeamento, a EGE está avaliando a melhor divisão do estado (provavelmente em 6 regiões).

Contratação temporária de pessoal

Para o melhor desenvolvimento do plano de trabalho o IBASE, instituição responsável pela realização da 2ª fase, estará contratando temporariamente – a partir do recebimento dos recursos – pessoal para 4 funções específicas, são elas: 1 coordenador/a, 6 supervisores/as regionais, 12 entrevistadores/as e 2 digitadores/as. Cabe à EGE a definição dos critérios para orientar o IBASE na seleção das pessoas para as funções. No caso da função da coordenação técnica, o IBASE precisou, em razão já dos preparativos para o mapeamento, antecipar a escolha. O IBASE teve, de comum acordo com a EGE, toda autonomia para escolher um nome para a função. A pessoa selecionada foi Eugênia Motta.

Critérios de contração (para as funções de supervisão, entrevistador/a e digitação)

A)Apresentação de currículo;

B)Apresentação de um texto, entre 10 e 20 linhas, manuscrito ou digitado, justificando a pretensão para a função (supervisor/a ou entrevistador/a ou digitador/a);

C)Ensino médio completo (ensino superior, preferencialmente);

D)Experiência em atividades de diagnóstico ou levantamento de dados;

E)Conhecimento ou experiência de atuação em economia solidária;

F)Preferencialmente pessoa residente ou com atuação na região onde atuará como entrevistador/a ou como supervisor/a*;

G)Disposição para participar de atividades de formação/capacitação, e

H)Disponibilidade para deslocamentos*.

Prazos

Entrega de currículos e texto: até 02 de maio de 2005, no IBASE, av. Rio Branco, 124 – 8º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ – Cep 20148-900, A/C. João Roberto (ou p/ joao@ibase.br).

Seleção de currículos: até 15 de maio de 2005, o IBASE entrará em contato com os selecionados, para realização das entrevistas.

Mapeamento: 6 meses (a contar da data do recebimento dos recursos da Fundação Banco do Brasil), sendo 1 mês de preparação, incluindo aqui a contratação e o treinamento da equipe, 4 meses p/aplicação dos questionários e 1 mês p/fechamento e devolução dos resultados.

Meta

1200 empreendimentos entrevistados.

Próxima reunião da EGE

Dia 14 de abril, às 14h, na rua Figueira de Melo, 413 – Térreo – São Cristóvão.

(*) Não se aplica ao caso da função digitação.