Fonte: João Claudio Arroyo (arroyo@click21.com.br)

Realizamos nesta segunda dia 28/03/2005, a primeira reunião do Comitê de Implantação do Centro de referência em Economia Solidária da Amazônia. Fomos acolhidos no Sebrae por sua superintendente Dra Oslecy e contamos com a participação de Haroldo Mendonça que representou o Prof Paul Singer da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego. Também do MTE esteve o delegado do trabalho no Pará, Dr Jorge Farias, e do BASA Dr Afonso Viana.

A reunião teve altíssima representatividade com a participação ativa de representantes de entidades como FASE, POEMA, UNITRABALHO,Icubadora de Cooperativas da UFPa, Cesupa, Unama, Ag. de Desenvolvimento Solidário da CUT(ADS), Associação Comercial(ACP), Cáritas Norte 2, Forum Brasileiro de Economia Solidária, Fórum de Empreendedores Populares, Cooperativas e Assembléia legislativa do Pará/Dep. João de Deus.

A reunião foi muito objetiva, estabelecendo quatro encaminhamentos principais:

1) O prazo para a implantação será agosto de 2005

2) Foi constituído um GT para propor estatuto e regimento interno do CESAM, composto por ADS, UNITRABALHO e CESUPA

3) Até abril deveremos consolidar o Projeto/Termo de Referência do CESAM, para isso estamos enviando anexo a proposta de minuta até aqui em discussão.

4) Cada instituição parceira do CESAM deverá manifestar sua adesão expressamente colocando os termos de sua participação no Centro.

Até 15 de abril, aguardaremos as sugestões ao projeto do centro. Em seguida, faremos uma sistematização sem eliminar nenhuma proposição e a apresentaremos novamente ao Comitê até o dia 20 de abril para marcarmos a próxima reunião do Comitê de Implantação do CESAM.