Fonte: Sandra Quintela – PACS (pacs@pacs.org.br)

Alguns membros da coordenação da Campanha Nacional contra a ALCA estiveram com o Embaixador Adhemar Bahadian, que é atualmente o co-presidente da ALCA junto com o Algeier dos EUA. Esta reunião foi organizada pela Rebrip e estavam como membros da Campanha contra a Alca, João Pedro e Kima (MST) e Sandra Quintela. A reunião ocorreu no Rio de Janeiro no dia 11/3/05.

Gostaria de destacar uns poucos pontos da reunião. O Embaixador informou que:

– está havendo muita pressão por parte do agronegócios e de setores da FIESP para que a Alca volte com tudo. Ele acha que essas pressões irão aumentar.

– forte pressão da industria química dos EUA para que o capitulo de propriedade intelectual esteja no tratado de forma mais abrangente do que está na OMC; (nota: "mais abrangente" é um eufemismo que quer dizer "melhor para a indústria privada e pior para os países em desenvolvimento");

– não há data prevista para a reunião ministerial – talvez nem aconteça este ano;

– apresentou a estratégia brasileira da negociação 4 + 1 (mercosul e EUA) no sentido de limitar a Alca a um acordo de livre comercio tratando apenas de acesso a mercados;

– nos surpreendeu que o Embaixador não sabia nada sobre o Plebiscito de 2002 . Pensei que talvez fosse importante enviar a todos os/as diplomatas negociadores da Alca, um Kit com os materiais da campanha tipo: cartilha com o resultado do plebiscito, as duas cartilhas preparatórios e alguns dos jornais elaboradas na época. Acho que é uma maneira deles passarem a conhecer nossa historia.

VISITA DO BUSH: Li recentemente na Folha de São Paulo que o Bush deverá aceitar o convite que o Lula lhe fez e provavelmente estará no Brasil antes ou depois da Cúpula das América a ser realizada em novembro em Mar del Plata.