Documentos

Clique aqui para ter acesso ao conjunto de relatórios e outros documentos resultantes de todas as reuniões do GT que temos disponível.

Natureza e atribuições

Desde a criação do FBES e da SENAES, uma das prioridades do movimento é a realização de um mapeamento nacional das iniciativas e empreendimentos existentes que estão praticando a Economia Solidária em qualquer uma das suas dimensões, e dimensionar o impacto atual do movimento na economia e população nacionais. O mapeamento da Economia Solidária tem duas fases, sendo a primeira um levantamento superficial, e a segunda uma pesquisa mais aprofundada do universo levantado na primeira fase. Atualmente há estados nas duas fases, e a previsão é que o mapeamento esteja encerrado em setembro deste ano.

O GT cumpriu um papel importante ao elaborar toda a estratégia do mapeamento, incluindo os questionários, as indicações de Equipes Gestoras Estaduais do Mapeamento, e a metodologia das duas fases. Atualmente, as principais tarefas do GT são as seguintes:

  • Subsidiar, através de seminários e capacitações, as Equipes Gestoras Estaduais (EGE’s) de cada estado para fortalecer aspectos da metodologia do mapeamento e preparar estes agentes para a segunda fase.
  • Acompanhar o andamento do mapeamento nos estados e buscar avançar nas estratégias para superar problemas que ocorram, principalmente relacionados à articulação local e entraves burocráticos dos convênios financeiros;
  • Preparar uma proposta de veiculação e disponibilização dos resultados do mapeamento: atualmente vigora a proposta de publicação de um “Atlas da Economia Solidáriaâ€?, em que o mapeamento pode ser consultado de maneira visual e analítica em todo o país.