Xx Por Secretaria-Executiva do FBES

A partir de hoje inicia-se o Encontro Macrorregional Nordeste, primeiro dos mais quatro encontros subsequentes do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, que tem por objetivo rediscutir a ação do movimento de economia solidária, repensar e refletir os três últimos anos da Política Pública de Economia Solidária e construir ações que consolidem a articulação, bem como construir e organizar os fundamentos da VI Plenária Nacional de Economia Solidária de grande importância para a Região.

O local deste encontro é na Vila dos Poetas, em Maranguape/CE, um espaço de cultura, morada, convivência e auto-conhecimento, que envolve a consolidação de arranjos da economia solidária que mistura produção cultural, poesia, hospedagem e comercialização solidária.

Estamos vivendo grandes momentos de instabilidade política e social no país, associado a um discurso de ódio crescente. O que está em curso hoje é a retirada de direitos. Recentes processos mostram a orquestração da política brasileira neste sentido, aliada aos grandes empresários representados pela FIESP, além dos Estados Unidos, apoiado pela mídia brasileira que construiu ainda mais intolerância e o clima de instabilidade política, social e econômica, apoiados na ideia da construção de um impeachment a Presidenta Dilma, aliado a uma proposta aparente de fim da corrupção. Vale ressaltar que neste clima, recentemente o Congresso aprovou a terceirização de todas as categorias, e há em foco uma agenda conservadora que está crescendo.(1)

A Economia Solidária preconiza seus valores com base na organização coletiva, através da autogestão, cooperação e solidariedade como seus pilares. Cooperação não no sentido de cooperativa, que é um formato jurídico, mas sim do seu princípio, na atuação conjunta. Esta proposta é hoje a oportunidade para solucionar a crise brasileira. Isto porque, seus princípios e práticas traduzem uma perspectiva mais que possível – a consolidação de redes de cooperação e cadeias produtivas, que produzam outra lógica de viver a vida.

(1) Veja mais em: http://www.ebc.com.br/noticias/politica/2015/04/terceirizacao-entenda-o-projeto-que-foi-aprovado-pela-camara

Pin It on Pinterest

Share This