Macrorregional

Centro-Oeste

A Macrorregional CO é um espaço de coordenação colegiada dos fóruns de Economia Solidária da Região Centro-Oeste.

Aqui, estão reunidas informações sobre esse campo social – que envolve empreendimentos econômicos solidários, organizações não governamentais de apoio e de fomento e gestores públicos envolvidos com a temática.

Também é o que resolvemos chamar de OBSERVATÓRIO da Economia Solidária no Centro-Oeste, ou, simplesmente, OBESCO.

Referências e Indicadores

Para ter um ponto de partida que nos permita entender o campo da Economia Solidária no Centro-Oeste, tomamos como base de estudos os dados e indicadores do Observatório Nacional da Economia Solidária e do Cooperativismo (ONESC) – um instrumento criado a partir de uma parceria entre a extinta SENAES (Ministério do Trabalho) e o DIEESE. Ele foi iniciado em 2015, com a perspectiva de desenvolvimento até 2019. Teve o propósito de consolidar um Sistema de Informações (SIES).
Para saber mais sobre o ONESC, clique aqui [+].

O Sistema Nacional de Informações de Economia Solidária (SIES) foi constituído a partir de um mapeamento, realizado entre os anos de 2010 e 2013, que identificou e organizou informações sobre a EcoSol. O SIES foi desenvolvido pela SENAES em parceria com o FBES. Os dados estão vinculados ao ano-base: 2009 a 2013.

O mapeamento identificou 19.708 empreendimentos econômicos solidários (EES). Destes, 2.021 (10%) estavam no Centro-Oeste, distribuídos nos três estados e no Distrito Federal na proporção indicada ao lado.

Para Entender

Os dados coletados no mapeamento montam uma “foto” da EcoSol no Brasil. Como ela está viva e em movimento, olhar a foto nos ajuda a perceber a mudança. Você pode ver as principais informações mapeadas no Atlas Digital.

Defasagem de Dados

Alguns dados podem ser atualizados, após consulta às bases mais recentes. Mas outros dependem da realização do Censo Demográfico do IBGE, programado para acontecer em 2021, mas ameaçado pelo corte de orçamento.

Analisar e Planejar

De pose das informações de referência e com acesso aos dados públicos sobre a política pública de EcoSol, é possível planejar melhor as soluções viáveis para manter viva a economia popular e solidária. Qual desafio nos espera?

O que é o OBESCO?

O Observatório da Economia Solidária no Centro-Oeste (OBESCO) é uma iniciativa da Coordenação Macroregional Centro-Oeste de Economia Solidária, apoiada pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD), no contexto do Programa de Pequenos Projetos (PPP).

É um dispositivo dinâmico, elaborado e mantido para garantir a visão sobre os fatores que influenciam a política pública de economia solidária na região como um todo e em cada local ou territorialidade. Como tal, apresenta dados sobre: projetos em execução, público beneficiado, recursos repassados, legislação vigente e instâncias de governança, em especial os conselhos.

Por contar com total domínio do dispositivo, desde a sua concepção, a Macrorregional Centro-Oeste é responsável por sustentar o processo de atualização, estudos, análises e debates, para orientar a ação de organizações, empreendimentos e coletivos organizados nos estados, cidades e territórios.

Principais médias

Economia Solidária na Região Centro-Oeste

%

das pessoas envolvidas é mulher

%

das pessoas envolvidas é homem

%

está organizado como Associação

%

dos empreendimentos está na área rural

Relatório Anual 2019

No início de 2017 a Secretaria Executiva do FBES elaborou um relatório de situação das políticas estaduais de Economia Solidária. O objetivo era identificar em qual estágio estavam os sete eixos fundamentais para a institucionalização da política nos estados: o plano; a comissão responsável pelo plano; a Lei; o Conselho; o Fundo; a Comissão CadSol e a Frente Parlamentar. O mesmo padrão é incorporado pela Macrorregional CO na percepção da política pública dos três estados e do Distrito Federal. Anualmente, estas informações são atualizadas.

Projetos em Execução

No Centro-Oeste, em 2021, 8 (oito) projetos estão em execução, com recurso federal, para o fortalecimento do campo da Economia Solidária.

Organizações sociais que apoiam a EcoSol fomentam um número considerável de pequenos projetos regionais, estaduais e municipais.

Os quatro principais são estes:

CO Solidário

Executora: CEA (Centro de Estudos e Assessoria)

Âmbito: Regional

Macrorregional CO

Executora: IPS (Instituto Pantanal Sul)

Âmbito: Regional

Ações Integradas MT

Executora: Governo do Estado do Mato Grosso

Âmbito: Estadual

Ações Integradas GO

Executora: Governo do Estado de Goiás

Âmbito: Estadual

Perguntas Frequentes

Todas os dados do Centro-Oeste estão aqui?

Consolidar todas as informações é uma tarefa coletiva e longa, porque as ações e as mudanças vão acontecendo de forma muito rápida. Então, em questão de meses, novos projetos podem acontecer e colocar de pé novamente uma iniciativa. É preciso se manter atualizando os dados e o movimento é responsável por sustentar esse processo.

Como a Macrorregional recebe os dados?

A proposta, com a criação do OBESCO, é cumprir ciclos de levantamento e publicação de dados. A princípio, esses ciclos têm a duração de seis meses. Mas algumas informações podem necessitar de ciclos maiores.

Quem compõe a Coordenação Macrorregional?

A partir da V Plenária, foi consolidado que os estados organizam suas representações regionais contemplando a diversidade territorial (contudo sem obrigatoriedade). Devem ser respeitadas as especificidades locais e as representações estaduais na Coordenação devem ser referendadas pelos fóruns estaduais. Deve ser mantida, na composição da Coordenação, a proporcionalidade entre os segmentos: 50% de empreendimentos, 25% de entidades de apoio e fomento e 25% de gestores públicos.

Onde fico sabendo das reuniões da Macro CO?

As agendas da Macrorregional Centro-Oeste são publicadas neste link: CALENDÁRIO NACIONAL. Mas você pode usar as outras opções de contato disponíveis no final desta página.

Semeamos o constante diálogo!

Em diversas plataformas de comunicação os empreendimentos econômicos solidários, organizações de apoio e fomento e gestores públicos na Região Centro-Oeste estão trocando análises, informações e propostas para sustentar o movimento e manter viva a mística que experimenta a solidariedade com todas as pessoas. Junte-se a nós neste aprendizado: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser (UNESCO).

Pessoas Envolvidas

Diálogos Realizados

Últimas Notícias

Informações sobre a Economia Solidária no país e na Região Centro-Oeste.

OBESCO – Defasagem dos dados do SIES

O Observatório da Economia Solidária no Centro-Oeste (Obesco) definiu seu ponto de referência a partir dos dados consolidados do Observatório Nacional da Economia Solidária e do Cooperativismo (Onesc) – um projeto implantado pela parceria firmada entre a extinta...

Feicoop 2020 será realizada online em decorrência do COVID 19

A Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), em Santa Maria (RS), terá uma edição especial este ano. O evento está confirmado para ocorrer entre os dias 10 e 13 de dezembro, porém a grande maioria das atividades não será realizada de forma presencial. A Feira...

{

A V Plenária manteve a atual natureza do FBES, ou seja, como um instrumento do movimento, um espaço que articula diversos atores desse campo no Brasil. No que diz respeito a sua estrutura, adicionou-se a criação de fóruns regionais de economia solidária a fim de se promover a interiorização, organização e articulação territorial da economia solidária.

Fernanda Nagem e Tiana Almire

Periódico Mercado de Trabalho (IPEA), 2013

Vamos trabalhar juntos

Use o Telegram para começar uma conversa com a Macrorregional Centro-Oeste.

Macrorregional Centro-Oeste

Fórum EcoSol DF e Entorno
⊳ Fórum EcoSol GO
⊳ Fórum EcoSol MT
⊳ Fórum EcoSol MS

#RedesFBES