Rumo à 6a Plenária!

Apresentamos o Documento Provocador – Rumo à 6a Plenária Nacional de Economia Solidária, produzido em maio de 2019, que trata do tema: Economia Solidária – autogestão como estratégia de resistência e alternativa à crise do capitalismo, na luta pela radicalização da democracia.

EIXOS

Temas e Questões para Debate

Resistência à crise do capitalismo

6 questões para debate

O documento provocador pretende colher subsídios e contribuições para a elaboração do documento-base que será debatido nas Plenárias preparatórias locais, regionais e estaduais do movimento de economia solidária.

Convergência com outros movimentos sociais

4 questões para debate

A proposta é que a 6a Plenária seja do movimento da economia solidária. Para isso, é fundamental envolver parcerias de outros movimentos sociais.

Organicidade do FBES

6 questões para debate

A intenção é avançar na concretização das orientações políticas e propostas de ação, de forma que a 6a Plenária não se limite a mais um evento ou documento, mas que possamos aprofundar nossas práticas de ação e convergência política.

Relação com o Estado

3 questões para debate

A Plenária é a instância máxima de deliberação do movimento EcoSol. Na conjuntura, percebemos situações de desmobilização e fragmentação. Existe grande dificuldade do movimento para manter a força unificada e articulada.

MARQUE PRESENÇA!

O Fórum de Economia Solidária do DF e Entorno (FESDFE) vai dedicar a próxima reunião ao debate das questões do Documento Orientador. Marque na sua agenda: 04 de out de 2019 (sexta-feira), às 14 horas, no Centro Público de Economia Solidária.

A reunião é aberta ao público e todas as questões trazidas vão colaborar para o aprofundamento do debate. Sejam desde já bem-vindos e bem-vindas.

A Economia Solidária no DF e Entorno

Percurso do nosso diálogo

A sistematização dos debates e contribuições deve ser reunida pelos fóruns estaduais e enviadas para a Comissão Organizadora Nacional da 6a Plenária até, no máximo, 15 de out de 2019. Entre outubro e dezembro, a Comissão irá fechar o documento-base da 6a Plenária. O retorno de estados e parceiros precisa vir sistematizada com lista de presença e, se possível, com registro fotográfico e pequenos vídeos. Algumas informações colocaremos aqui mesmo.

Conversas

Participantes

Respostas

DEPOIMENTOS

O que passou pelos debates

A Plenária vem para fortalecer a resistência da Economia Solidária frente ao cenário adverso que vivemos. É preciso sustentar a chama e a proposta de uma outra sociedade, justa, solidária, possível e real, posta em prática em inúmeros lugares neste país.

SYNARA DE ALMEIDA

Centro de Estudos e Assessoria (CEA)

Passa pela nossa mão as linhas de um movimento que precisa olhar profundamente para sua prática social, a fim de continuar trazendo uma proposta de mundo transformadora. Se ausentar deste diálogo é abandonar o campo das forças que tecem o futuro.

Marcelo de Sousa

Aldeia Mundo

FAQ

Perguntas Frequentes

Qual é o calendário da 6a Plenária?

Entre out e dez/19, a Comissão Organizadora irá fechar o documento-base da 6a Plenária. A realização das etapas locais, territoriais, estaduais e nacional da 6a Plenária devem ser realizadas em 2020 – as etapas locais, territoriais e estaduais no 1º semestre de 2020; a etapa Nacional da 6a Plenária no 2º semestre de 2020.

Tudo que ficou definido na 5a Plenária foi tocado?

Não. É preciso avançar na concretização das orientações políticas e propostas de ação desde a 5a Plenária, finalizada em 2012. Elas permanecem atuais. Vale rever o que temos de acúmulo recente, como o documento final da 5a Plenária (2012) e da III CONAES (2014), além dos documentos e sistematização das redes e experiências locais da economia solidária.

O que é esse negócio de "organicidade"?

“Organicidade” é uma propriedade daquilo que se desenvolve de forma organizada, naturalmente. A organicidade do FBES é a maneira como ele se organiza, internamente. Considerando que as Plenárias Nacionais são as instâncias máximas de deliberação do movimento de Economia Solidária, temos o desafio de rever a organicidade do FBES nesse momento, partindo das diferentes realidades do movimento.

Atendimentos no CPES DF (2019)

Anos do FESDFE (2019)

Feiras de EcoSol (2019)

Reuniões de Trabalho (2019)

para fazer contato

Localização: Centro Público de Economia Popular e Solidária (CPES DF) - Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1 - Asa Norte - Brasília/DF

WhatsApp: (61) 985 283 661

E-mail: secretaria.fes.dfe@gmail.com

Funcionamento: de 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

REDES SOCIAIS DO FESDFE