Fonte: Richard Hollanda (Montenegro Comunicação – AsseCom OCB/Sescoop-RJ)
Da esquerda para direita: Inês Pandeló, Antônio Oscar, Martha Rocha, Waldeck Carneiro, Arolde de Oliveira, Elza Santiago e Marcos Diaz
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) promoveu na tarde desta segunda-feira, 27 de abril, sessão solene de instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Economia Popular Solidária. Parlamentares, autoridades das esferas municipal e estadual, e líderes do segmento econômico solidário estiveram presentes. O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, foi um dos líderes que compareceram à solenidade.
Instalada oficialmente em fevereiro, a Frente Parlamentar é comandada pelo deputado Waldeck Carneiro. Criada na legislatura anterior, ela objetiva fortalecer, difundir e potencializar as ações de promoção da rede de economia solidária que existe no Rio de Janeiro e que envolve diversas entidades e cidadãos que buscam construir, através destas ações, alternativas de trabalho e renda, de empreendedorismo e de fortalecimento a economia.
De acordo com Waldeck Carneiro, a Frente Parlamentar promoverá o desenvolvimento das ações já implementadas e a criação de outras em prol do crescimento da economia popular solidária. “Não queremos que o trabalho – de suma importância – já realizados se perca. Além disso, promoveremos novas ações para o segmento, afinal ele é uma alternativa concreta de desenvolvimento da economia fluminense”, afirmou o líder da Frente.
Vale lembrar, que no período anterior – entre os anos 2011 e 2015 – a Frente Parlamentar obteve grandes avanços. Entre elas, a criação do Conselho Estadual de Economia Solidária (CEES) e a transformação da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda em Secretaria de Estado de Trabalho, Renda e Economia Solidária.
Além disso, também foi criado o programa de fomento à economia popular solidária, sendo o Rio de Janeiro um dos únicos estados brasileiros a gerenciar um fundo com este fim.
Representante da secretaria executiva do Fórum Estadual de Economia Solidária, Antônio Oscar acredita que a instalação da Frente mostra a importância que o segmento econômico solidário vem angariando nos últimos anos. “Apesar das conquistas alcançadas, precisamos ainda avançar nas discussões de desenvolvimento dos atores do setor”, disse Antônio.
Para o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, além de significar um aumento da importância para a categoria, a instalação da Frente Parlamentar para a atual legislatura vem em um momento importante para o segmento econômico no Rio de Janeiro. “Depois de um longo tempo distante, as instituições entenderam que, juntas, poderão alcançar melhores resultados. Espero que no futuro a Frente se solidifique e ganhem ainda mais força. E o Sistema OCB/Sescoop-RJ está à disposição para trabalhar nesse desenvolvimento”.
Pelo Sistema OCB/Sescoop-RJ compareceram ao evento o assessor Adelson Novaes e o conselheiro do Sescoop/RJ, Antônio Cesar do Amaral.
Composição
Além do presidente Waldeck Carneiro, compõem a Frente Parlamentar em Defesa da Economia Popular Solidária a deputada Martha Rocha e os deputados Sadinoel, Flávio Serafini e Jorge Felippe Neto.