Fonte: http://www.sulinfoco.com.br
O Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, esteve em Florianópolis na tarde de sexta-feira, dia 19, para a assinatura do convênio para a implantação de uma cozinha industrial dentro do presídio feminino da Capital. Estiveram também o secretário da Justiça e Cidadania, em exercício, e diretor do Deap, Leandro Lima; a deputada estadual Ada De Luca; a gerente do presídio feminino da Capital Bianca Calil e outras autoridades.
Trata-se do projeto Cozinha Solidária que, com parceria do Ministério do Trabalho, por meio da seção de economia solidária, do Sinduscon/Florianópolis, do Instituto Consulado da Mulher (por meio do projeto de Economia Solidária para Mulheres Encarceradas), do Igeof e do vereador de Florianópolis, Vanderlei Farias “Lela”, irá profisisonalizar 30 apenadas, que estão em regime fechado, com foco nas áreas de padaria e confeitaria.
A mão de obra para a construção será dos internos do próprio presídio e a parte de arquitetura e materiais ficará por conta do Sinduscon e empresários locais. O Instituto Consulado da Mulher irá fornecer os eletrodomésticos e o Igeof, junto ao Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), os cursos necessários para mulheres empreendedoras, todos com a devida certificação.
Ada que reafirmou seu compromisso a SJC, retornando ao cargo em 2015, enfatizou a importância de projetos de ressocialização. “Acredito que somente por meio do trabalho a dignidade destas mulheres será retomada. Este é um projeto pioneiro no estado, fico satisfeita em ver todo o trabalho que realizei enquanto secretária, tendo continuidade”, finalizou. Depois da assinatura, a comitiva visitou as instalações do presídio e o local onde será construída a cozinha.